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Negócios

Escolha do nome é um dos primeiros passos para o sucesso de empresas

Sonoridade, simplicidade e sincronia com a missão da companhia são requisitos que ajudam a definir a marca

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Escolha do nome é um dos primeiros passos para o sucesso de empresas

Com informações de Filipe Lopes

Há quem diga que escolher nome para a empresa é como batizar um filho, tamanhas importância e dificuldade que a ação tem. Apple, Google, Coca-Cola, Casas Bahia, TAM e Pão de Açúcar, todas essas marcas conseguiram escolher nomes empresariais que, além de conhecidos internacionalmente, remetem instantaneamente às empresas ou aos produtos que oferecem aos clientes. O sonho de todo empresário é criar essa identidade para a sua empresa. Tudo começa pela escolha de um bom nome, que se tornará uma marca e representará todo o negócio.

Segundo especialistas, existem, basicamente, duas categorias de nomes: simpático e ousado. O nome simpático é aquele que remete a coisas boas ou evidencia o que a empresa tem de melhor – por exemplo: Amor aos Pedaços (comércio de bolos). Já os nomes ousados são aqueles que apostam na inovação para se diferenciarem da concorrência e criam uma personalidade única, como Google – a palavra tem origem na expressão “googol”, que em matemática representa o número 1 seguido por cem zeros, um número muito grande, assim como a web. A palavra “google” ainda tem boa sonoridade e é de fácil memorização.

“Para criar um bom nome, deve-se conhecer o mercado-alvo, os concorrentes e toda a cadeia de usufruto do produto/serviço que se deseja criar. É imprescindível encontrar conceitos que se comuniquem com os públicos-alvo, pois a simbiose deve ser natural”, afirma o professor do curso de pós-graduação em Marketing Digital do Centro Universitário Newton Paiva, de Belo Horizonte, Edson Alves

Agregar valor

Um nome assertivo pode significar boa aceitação da marca no mercado. A empresa de marketing digital e propaganda online, Pílula Criativa, foi criada com a proposta de apresentar a solução ideal para cada cliente. “Para escolher o nome, pesquisamos muito e o conceito de pílula nos cativou. A ideia de trazer resultados na dose certa para o cliente era exatamente o que a empresa queria passar para o mercado”, diz o diretor de arte e novos projetos da empresa, Thiago Regis.

Manutenção da marca

Para o sucesso a empresa deve investir, além do nome, no desenvolvimento desse conceito e torná-lo atrativo. Fazer o branding (gestão de marca) é fundamental para quem deseja se tornar conhecido no mercado. “O nome pode ser perfeito, mas o que realmente ‘pega’ no mercado é o serviço que a empresa faz”, afirma o presidente da agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research, Davi Bertoncello.

As ações devem ser coerentes com a mensagem que se deseja passar ao mercado. Se a empresa se vende como sustentável, cada etapa da concepção de seus produtos ou serviços devem respeitar esse conceito desde as valorizações da mão de obra interna, do ambiente de trabalho e do relacionamento com o público até a qualidade final dos produtos.

Confira a reportagem completa, publicada na revista C&S.

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