Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Especial da FecomercioSP discute a política brasileira

Produzida em 2014 e ainda bastante atual, plataforma multimídia Voto traz entrevistas com especialistas sobre sistema político e eleições

Ajustar texto A+A-

Especial da FecomercioSP discute a política brasileira

Presidente da FecomercioSP, Abram Szajman é um dos entrevistados do especial sobre democracia no Brasil

No próximo dia 2 de outubro será realizado o primeiro turno das eleições municipais de 2016, ocasião em que os brasileiros decidirão os próximos prefeitos e vereadores de suas cidades. Onde houver segundo turno, a votação acontece no dia 30 do mesmo mês.

Diversas situações têm marcado a política brasileira nos últimos anos, como as manifestações sociais, a influência do Poder Judiciário e o impeachment presidencial.

A população, no entanto, continua se sentindo distante do sistema político. Pensando nisso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) produziu, em 2014, a plataforma Voto, um conteúdo multimídia sobre reforma política, discussão que ainda é bastante atual.

A plataforma reúne entrevistas com especialistas em diversas áreas, que discutem a obrigatoriedade do voto, a reeleição, a crise de representação política, as possíveis alternativas ao sistema eleitoral atual, entre outros pontos.

Participam da discussão o presidente da Federação, Abram Szajman, o jurista Luiz Flávio Gomes, o filósofo Luiz Felipe Pondé, o cientista político Bolívar Lamounier, o consultor político Gaudêncio Torquato e muitos outros nomes.

A plataforma inclui uma cronologia do voto no País desde a primeira Constituição, de 1824, e explicações sobre particularidades do sistema eleitoral, como a mudança no conceito de votos nulos e brancos a partir de 1997, a definição de quociente eleitoral e acontecimentos que podem fazer uma eleição ser cancelada. Além disso, um infográfico detalha as características do eleitorado brasileiro.

Acesse a plataforma Voto e veja esse conteúdo especial sobre a política brasileira.

Fechar (X)