Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Estoque de empregos no varejo da região de São José do Rio Preto retrai 0,7% em fevereiro, mas representa o segundo melhor desempenho do Estado

Segundo a Entidade, no segundo mês do ano, setor eliminou 251 postos de trabalho e estoque total alcançou 79.629 trabalhadores

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 12 de maio de 2017 – Em fevereiro, o comércio varejista na região de São José do Rio Preto eliminou 251 postos de trabalho, resultado de 2.567 admissões contra 2.818 desligamentos. Em 12 meses, foram eliminados 586 empregos com carteira assinada e, apesar do recuo de 0,7% do estoque de empregos, em relação a fevereiro de 2016, foi o segundo melhor desempenho do Estado de São Paulo. Com isso, o varejo da região encerrou o mês com um estoque total de 79.629 trabalhadores. 

As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo,obtido com basena Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 

Entre as nove atividades pesquisadas, seis apresentaram recuo no estoque de empregos em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2016. Os mais expressivos foram observados nos setores de concessionárias de veículos (-5,1%), de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-3,9%) e outras atividades (-1,6%). Os únicos segmentos que mostraram variação positiva foram os de materiais de construção (2,6%), farmácias e perfumarias (0,9%) e supermercados (0,1%). 

tabela_pesp_varejo_fev_2017_sjrpDesempenho estadual
O comércio varejista do Estado de São Paulo segue enxugando seu quadro de funcionários neste começo de ano. Em fevereiro, foram eliminados 4.068 postos de trabalho, resultado de 68.182 admissões contra 72.250 desligamentos. Apesar deste ser o terceiro mês consecutivo de saldo negativo de empregos, a retração foi menor do que a registrada em fevereiro de 2016, quando 13.365 empregos foram extintos. Com o resultado, o varejo encerrou o mês com um estoque total de 2.062.463 trabalhadores, queda de 1,6% na comparação com fevereiro de 2016. No acumulado dos últimos 12 meses, foram extintos 34.125 empregos com carteira assinada. 

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o fechamento de postos de trabalho em ritmo cada vez menor indica que a crise no mercado de trabalho varejista pode estar próxima do fim. A grande perda de vagas dos últimos 18 meses mostra, segundo a Entidade, que chegou-se a um cenário de esgotamento da redução do quadro funcional dos estabelecimentos varejistas do Estado de São Paulo. Aliado a isso, uma maior estabilidade nas admissões demonstra que ao menos não há piora das expectativas empresariais sobre suas receitas futuras, já que o nível do emprego formal é bastante correlato ao desempenho recente e expectativa futura da receita de vendas das empresas. 

Entre as nove atividades pesquisadas, apenas duas apresentaram crescimento no número total de empregos na comparação com o mesmo mês de 2016: farmácias e perfumarias (2,2%) e supermercados (1,2%). Por outro lado, os piores desempenhos foram registrados nos segmentos de concessionárias de veículos (-5,4%), lojas de móveis e decoração (-4,5%) e lojas de vestuário, tecidos e calçados (-4,4%). 

Observando os dados por ocupações, as profissões com pior saldo de movimentação em fevereiro foram de vendedores e demonstradores (-1.480 vagas) e os caixas bilheteiros e afins (-1.184 vagas). 

Segundo a FecomercioSP, é esperado que daqui para frente os resultados mensais oscilem bastante, com geração e perdas de vagas intercalando não uniformemente. Assim como se espera ainda um primeiro semestre no negativo, mantém-se a perspectiva de geração de vagas nos últimos seis meses de 2017, com o registro de saldos positivos mais consistentes já na transição para 2018. A Federação pondera ainda que tal cenário é dependente dos resultados práticos de inflação e juros mais baixos ao consumidor e no endividamento das famílias, passando por reação das vendas empresariais e, consequentemente, retomada de seus investimentos. É uma transição lenta e longa, mas já bastante factível. 

Delegacia Regional Tributária São José do Rio Preto
Adolfo, Altair, Alvares Florence, Américo De Campos, Aparecida D'oeste, Ariranha, Aspásia, Bady Bassit, Bálsamo, Cajobi, Cardoso, Catanduva, Catiguá, Cedral, Cosmorama, Dirce-Reis, Dolcinópolis, Elisiário, Embaúba, Estrela D'oeste, Fernandópolis, Guapiaçu, Guaraci, Guarani D'oeste, Ibirá, Icem, Indiaporã, Ipiguá, Irapuã, Itajobi, Jaci, Jales, José Bonifácio, Macaubal, Macedônia, Marapoama, Marinópolis, Mendonça, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Mirassol, Mirassolândia, Monções, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nhandeara, Nipoã, Nova Aliança, Nova Canaã Paulista, Nova Granada, Novais, Novo Horizonte, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Ouroeste, Palestina, Palmares Paulista, Palmeira D'oeste, Paraíso, Paranapuã, Parisi, Paulo De Faria, Pedranópolis, Pindorama, Planalto, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Potirendaba, Riolândia, Rubinéia, Sales, Santa Adélia, Santa Albertina, Santa Clara D'oeste, Santa Fé Do Sul, Santa Rita D'oeste, Santa Salete, Santana Da Ponte Pensa, São Francisco, São João Das Duas Pontes, São José Do Rio Preto, Sebastianópolis Do Sul, Severínia, Tabapuã, Tanabi, Três Fronteiras, Turmalina, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urânia, Urupês, Valentim Gentil, Vitória Brasil, Votuporanga. 

Nota metodológica
A Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP) analisa o nível de emprego do comércio varejista. O campo de atuação está estratificado em 16 regiões do Estado de São Paulo e nove atividades do varejo: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamento; matérias de construção; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecido e calçados; supermercado e outras atividades. As informações são extraídas dos registros do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Fechar (X)