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Sustentabilidade

Falta maturidade do empresário em relação à sustentabilidade, apontam especialistas, em evento realizado na FecomercioSP

"Sustentabilidade e Geração de Valor nas Empresas" aconteceu hoje (11), na sede da Entidade e contou com a presença de representantes do Grupo Pão de Açúcar, Fundação Dom Cabral e vencedor do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

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Falta maturidade do empresário em relação à sustentabilidade, apontam especialistas, em evento realizado na FecomercioSP

Especialistas apontaram a crise hídrica e energética como oportunidades de investimentos em sustentabilidade e consequente redução de custos nas empresas durante o evento "Sustentabilidade e Geração de Valor nas Empresas", que aconteceu hoje (11), na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A eficiência energética é a melhor medida para a redução de custos nas empresas, afirmou Heiko Spitezeck, professor e gerente executivo do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral. Para Heiko, o varejo é um dos setores "menos maduros" em relação à sustentabilidade.

Entre as iniciativas que visam aproximar o empresário e o tema sustentabilidade, o professor dividiu o conceito de geração de valor compartilhado em três itens: gestão de riscos, redução de custos e a diferenciação do mercado. "Infelizmente, o comércio varejista só começa a aprender e adotar essas medidas quando o problema aparece", acrescentou.

De acordo com José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, o fato de a água não ter acabado em São Paulo é um "milagre". Ainda segundo o presidente do conselho, ações dos consumidores, como banhos mais curtos, não lavar calçadas e instalação de restritores de pressão e vazão impediram que a crise se agravasse.

"Os empresários precisam de estímulos", afirmou o presidente do conselho, ao comentar sobre a quinta edição do Premio Fecomercio de Sustentabilidade, que tem como premissa estimular práticas sustentáveis, que, ao mesmo tempo, também agreguem valor a novos modelos de negócios, serviços e produtos.

Casos de sucesso

"Ainda há poucas empresas que compreendem o termo sustentabilidade de forma global". A afirmação é de Laura Pires, gerente de sustentabilidade corporativa do Grupo Pão de Açúcar, que, durante o evento, destacou a luta da marca contra todos os tipos de preconceitos e discriminações.

A executiva explicou que a palavra sustentabilidade não está ligada somente com o meio ambiente. Por isso, o grupo firmou parceria com a APAE e contrata funcionários que possuem deficiência intelectual e autismo. Em 2014, cerca de 50 aprendizes foram admitidos e a meta para 2015 é chegar a 200.

Laura Pires também ressaltou que há um comitê de eficiência energética para reduzir o consumo em cada uma das lojas da rede em 25%. Uma das medidas, consideradas simples para a executiva, são as trocas de lâmpadas comuns pelas leds e a melhor distribuição da iluminação nos ambientes. Além disso, a automatização dos ares-condicionados e a implantação de portas nas prateleiras de produtos resfriados e congelados colaboraram para um melhor controle do consumo.

Já Márcio Andrade, pesquisador e docente da Universidade Federal do Mato Grosso e vencedor da segunda edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, destacou o seu projeto, que foi o uso da castanha do baru, típico do cerrado.

Para o docente, com o fruto, é possível produzir cosméticos, como xampus, cremes para pele, além de alimentos funcionais. Outra descoberta recente foi o uso da casca para a criação de placas de revestimento.

Em razão disso, é importante manter esta árvore que concede renda às comunidades extrativistas locais e ainda pode oferecer sombra e alimento para o gado.  "Atividades sustentáveis podem salvar o cerrado", finaliza Márcio.

Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

As inscrições para a quinta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade continuam até o dia 30 de agosto. Lançado pela FecomercioSP, em parceira com a Fundação Dom Cabral (FDC), o desafio do evento é estimular a prática da sustentabilidade por meio de projetos que agreguem valor a novos modelos de negócios, serviços e produtos.

Os projetos devem ser inscritos nas categorias Empresa (microempresa, pequena/média, grande empresa de comércio, serviços e turismo; entidades empresariais e indústrias); Órgão Público; Academia (professores universitários em atividade e estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação) e Reportagem Jornalística (rádio/TV, jornalismo impresso e jornalismo online). Os interessados devem se inscrever pelo site www.fecomercio.com.br/sustentabilidade, no qual também está disponível o regulamento do prêmio na íntegra.

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