Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

FecomercioSP apoia o projeto de logística reversa de eletroeletrônicos na cidade de São Paulo

Conselho de Sustentabilidade da Federação apoia a iniciativa, realizada em conjunto pelos governos do Japão e do Brasil, e atua como intermediador entre as empresas participantes do projeto

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP apoia o projeto de logística reversa de eletroeletrônicos na cidade de São Paulo

Iniciativa piloto de logística reversa de equipamentos eletrônicos apoiada pela FecomercioSP terá ação no dia 28 de abril em São Paulo
(PixAbay)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Sustentabilidade, está entre as entidades que apoiam e incentivam o projeto “Descarte ON”, iniciativa piloto de logística reversa de eletroeletrônicos (REEE) realizada em conjunto pelos governos do Japão e do Brasil. 

A ação será promovida a partir do dia 28 de abril na cidade de São Paulo e contará com o engajamento de varejistas, cooperativas e associações representativas do setor eletroeletrônico. Inicialmente, o projeto será realizado na região da Subprefeitura Lapa e terá o objetivo conscientizar os moradores sobre a importância da destinação correta para esse tipo de material. 

O projeto de REEE foi desenvolvido pela JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão do governo japonês responsável por ações que apoiem o crescimento e a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento; o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior); o MMA (Ministério do Meio Ambiente), a Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Serviços e da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana); e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). 

Com o objetivo de difundir e valorizar ações e projetos para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, incentivar a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão empresarial, entre eles, a consciência de logística reversa de produtos e embalagens no País, o Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP apoiou o projeto e foi responsável por intermediar a iniciativa com as principais empresas do comércio varejista do estado. 

Entre os demais participantes da iniciativa estão a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), Apas (Associação Paulista de Supermercados), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e o MCTI (Ministério da Ciência e Tecnologia), por intermédio do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer; e a Ecos, que será responsável pela destinação ambientalmente adequada dos resíduos eletrônicos. 

Os itens que poderão ser descartados nos pontos de coleta serão: eletrodomésticos de pequeno porte (liquidificadores, espremedores, ferros de passar, etc.) e eletrônicos de pequeno porte, como aparelhos de áudio e vídeo, laptops e celulares. Baterias, pilhas, lâmpadas fluorescentes e tonners de impressora não estão incluídos no projeto.

Fechar (X)