Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

FecomercioSP defende sanção de lei que reduz imposto sobre herança

Federação ainda reitera apoio às proposituras que buscam a redução de impostos

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP defende sanção de lei que reduz imposto sobre herança
Atual alíquota aplicada no Estado de São Paulo passará de 4% para 1% nas transmissões por morte, e 0,5% nas doações (Arte: TUTU)

Atualização em 07/02/2023: O governo paulista vetou integralmente o projeto.

Favorável à redução de impostos, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) comemora a aprovação do Projeto de Lei (PL) 511/2020, que reduz a alíquota do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD), e defende a sanção do texto encaminhado nesta segunda-feira (16) ao governo paulista.

O projeto, aprovado sem emendas pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), indica que o imposto passará dos atuais 4% para 1% nas transmissões por morte, e 0,5% nas doações. A mudança será possível porque o PL 511/2020 altera o artigo 16 da Lei 10.705/2000, que trata do percentual da alíquota.

O PL aponta que a redução é necessária para aliviar a carga tributária neste momento de crise econômica, em especial porque a manutenção da elevada alíquota (ou até o aumento do imposto) é ainda mais prejudicial aos mais pobres no longo prazo, uma vez que reduz investimentos e formação de capital, bem como impede o aumento da oferta de bens e serviços.

Neste sentido, consta no texto do PL 511 que a manutenção da carga tributária do ITCMD incidente sobre a transmissão do patrimônio é injustificável.

A medida vai impactar diretamente as doações realizadas por residentes no Estado, além dos inventários processados e das transmissões de imóveis localizados no Estado. Com isso, o Estado paulista terá a menor carga tributária do imposto no País.

Votaram a favor da aprovação da medida os seguintes deputados estaduais:

- Caio França (PSB);
- Marta Costa (PSD);
- Milton Leite Filho (União Brasil);
- Carla Morando (PSDB);
- Agente Federal Danilo Balas (PL);
- Barros Munhoz (PSDB);
- Alex de Madureira (PL);
- Dirceu Dalben (Cidadania).

Além de aprovar o andamento do PL em questão, a FecomercioSP aproveita para reiterar apoio a proposituras que busquem a justa redução de impostos, especialmente no sentido de desonerar o empresariado paulista, que já arca com enorme carga tributária.

Gestão eficiente para a sua empresa

Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais. 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)