Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

FecomercioSP e Sincomercio Araraquara apresentam demandas empresariais à Polícia Militar e à Guarda Municipal

Sondagem realizada pelas entidades apontou problemas relacionados à segurança pública como o maior desafio dos empresários do varejo local

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP e Sincomercio Araraquara apresentam demandas empresariais à Polícia Militar e à Guarda Municipal
Representantes das forças de segurança recebem o presidente do Sincomercio de Araraquara e assessores da FecomercioSP, em reunião realizada para discutir as demandas empresariais dos comerciantes (Foto: Divulgação)

Em reunião com representantes do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI) e a Guarda Civil Municipal Araraquara, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara apresentaram os principais resultados da sondagem feita com as empresas do varejo da cidade — que, no âmbito municipal, apontou que o maior problema enfrentado pelos comerciantes está relacionado à segurança pública (41,5%). A segunda resposta mais frequente foi a falta de conservação e zeladoria da cidade (36,05%), por exemplo, ruas sujas e excesso de moradores de rua em situação de vulnerabilidade.

Assim que começou a reunião, o presidente do Sincomercio de Araraquara, Antonio Deliza Neto, apontou detalhes acerca da sondagem empresarial aos representantes das forças de segurança: o comandante do 13º BPMI, tenente-coronel César Alexandre Januário Alves Cardeal, major PM Alan, capitão PM Coelho, capitão PM Gardim e o corregedor da Guarda Civil Municipal, Reginaldo Luís Bolato. Representando a FecomercioSP, estiveram presentes Nick Smaylle, assessor de Relações Institucionais, o assessor jurídico Paulo Igor e o assessor econômico Jaime Vasconcellos. Na sequência, foram debatidas as estatísticas relacionadas à segurança pública da cidade, que indicam uma redução nos índices de furtos e roubos. Houve consenso entre os participantes do encontro de que o problema de insegurança apontado na sondagem também nasce da maciça presença de pessoas em situação de vulnerabilidade, transeuntes, usuários de drogas e corredores comerciais.

Como medidas para melhorar essa situação, os representantes do BPMI reforçaram a atuação ostensiva para superar quaisquer inseguranças da população, bem como a contínua troca de informações com o Sincomercio Araraquara para o entendimento perene das demandas empresariais referentes à segurança pública. Já o representante da Guarda Municipal destacou a importância do Centro de Operações e Inteligência (COI) do município, que, em 2023, passou por modernização, permitindo que a abordagem analógica fosse substituída pela inteligência virtual, além do investimento em monitoramento, que atualmente opera com 140 câmeras na cidade. Segundo o corregedor, esses avanços auxiliarão em uma melhor observação das vias de entrada e saída de Araraquara, bem como a leitura de placas dos veículos automotores.

Comércio ambulante

Deliza Neto também manifestou preocupação quanto à presença do comércio ambulante, especialmente na Rua Nove de Julho, que causa riscos a consumidores, trabalhadores e empresários, em razão da utilização de botijões de gás, recipientes com líquidos ferventes e geração de fumaça. “É necessário repensar a presença de ambulantes em ruas e calçadas, sendo uma saída concentrá-los em locais mais apropriados e seguros, como as praças públicas que circundam os corredores comerciais da cidade”, sugeriu o presidente do Sincomercio Araraquara.

Ao fim da reunião, os representantes do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior e da Guarda Civil Militar se comprometeram a aprofundar o diálogo com ambas as entidades para que as ações conjuntas entre comerciantes, representantes empresariais e Poder Público possam ser executadas em favor do comércio e da população em geral.

Sondagem empresarial

O Sincomercio Araraquara realizou a sondagem, em parceria com a FecomercioSP, para obter um diagnóstico das principais dificuldades enfrentadas pelos empresários do varejo local, com o objetivo de buscar soluções por meio de medidas de representação com o Poder Público, órgãos ou entidades competentes, visando à melhoria do ambiente de negócios das empresas do setor. O levantamento aconteceu entre os meses de setembro e outubro de 2023, período em que foram ouvidos 147 representantes empresariais, distribuídos por sete corredores comerciais de Araraquara e um de Américo Brasiliense.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)