Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

FecomercioSP faz nova aproximação com Poder Público para tratar dos impactos negativos do PL da Cide-Digital às empresas de tecnologia

Deputada Simone Marquetto, relatora do projeto na Comissão de Comunicação (CCOM) da Câmara dos Deputados, mostrou-se aberta ao diálogo com o setor privado

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP faz nova aproximação com Poder Público para tratar dos impactos negativos do PL da Cide-Digital às empresas de tecnologia
Na foto: Andriei Gutierrez, presidente do Conselho de Economia Digital e Inovação; deputada Simone Marquetto; e Maria Izabel Mello, de Relações Governamentais da Federação (Arte: TUTU)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) reuniu-se na última quarta-feira (17), com a deputada Simone Marquetto (MDB/SP), relatora do Projeto de Lei (PL) 2.358/2020 na Comissão de Comunicação (CCOM). O PL institui a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a receita bruta de serviços digitais prestados pelas grandes empresas de tecnologia (Cide-Digital). 

No encontro, Andriei Gutierrez, presidente do Conselho de Economia Digital e Inovação da FecomercioSP, e Maria Izabel Mello, de Relações Governamentais da Federação, reforçaram a preocupação da Entidade e das empresas da economia digital sobre os danos que a aprovação do referido projeto pode trazer ao setor. 

Esse receio faz sentido em um país onde a carga tributária chegou à marca de 33,71% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, por isso, a criação de qualquer novo imposto ou tributo representará grande prejuízo ao ambiente de negócios brasileiro, ao gerar perda de competitividade das organizações, desestimulo à continuidade dos negócios no país, impactando negativamente na geração de emprego e renda e na inclusão digital do brasileiro. As empresas da economia digital arcam com todos as suas obrigações e pagam impostos e tributos como todas as empresas estabelecidas no Brasil. 

“O ecossistema digital é tão diversificado que é preciso tomar cuidado para que novas leis não prejudiquem a transformação das organizações nacionais, públicas ou privadas”, afirmou Gutierrez. Durante a conversa, a deputada Simone se mostrou comprometida e aberta ao diálogo. Ela afirmou que convidará a FecomercioSP para as audiências públicas, bem como demonstrou interesse de aprofundar a discussão acerca do projeto, enfatizando a importância do trabalho em conjunto entre o Poder Público e o setor privado.

Histórico de atuação 

A FecomercioSP acompanha a tramitação do projeto desde a sua apresentação na Câmara pelo deputado federal João Maia (PL/RN), em 2020. Confira o histórico de atuação da Entidade ao longo dos últimos anos.

Novo tributo sobre empresas de tecnologia pode gerar debandada de grandes negócios digitais do País 

Cide-Digital: FecomercioSP pede que Congresso barre avanço do projeto que cria novo tributo sobre empresas de tecnologia 

Conselho de Economia Digital e Inovação intensifica atuação contra agenda de retrocessos para a economia digital

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre o trabalho de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da Entidade, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br.

Você já conhece o Fecomercio Lab — nosso canal para associados em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio? Saiba mais aqui.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)