Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

FecomercioSP lança cartilha para estimular o combate à pirataria

Material comenta prejuízos aos desenvolvimentos econômico e social gerados pela produção de produtos falsificados

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP lança cartilha para estimular o combate à pirataria

Para disseminar o conhecimento e promover o diálogo acerca do tema da pirataria no Brasil, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lança a Cartilha de Combate à Pirataria, que detalha a legislação sobre o tema, bem como as consequências que os produtos falsificados têm para o processo produtivo. O trabalho visa a demonstrar o impacto dos mercados ilícitos que geram queda no faturamento e perda de investimentos.

O termo “pirataria” passou a ser associado como uma referência à prática de reproduzir, distribuir ou vender produtos sem autorização no século 15. Atualmente, produtos piratas são aqueles falsificados por organizações que vivem na informalidade, à margem da legislação. Por isso, não recolhem tributos nem respeitam normas técnicas de controle de segurança e higiene.

Segundo o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), as perdas dos setores empresariais e dos governos federal, estadual e municipal ocasionadas pela sonegação fiscal representam aproximadamente R$ 115 bilhões ao ano. Atualmente, é um problema que atinge praticamente todos os setores econômicos: roupas, óculos, calçados, produtos eletrônicos, CDs, livros, produtos químicos, medicamentos, autopeças e outros.

Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) afirmam que US$ 461 bilhões foi o valor movimentado pelas importações de produtos falsificados no mundo todo no período de um ano, o que equivale ao PIB da Irlanda e a 2,5% de todo o comércio global (relatório “Trade in Counterfeit and Pirated Goods: Mapping the Economic Impact – 2013”).

A maior parte dos produtos é originária de países de renda média ou emergentes, como a China.

A prática gera crimes contra a propriedade intelectual, estimulando a concorrência desleal e a insegurança jurídica. Como consequência há grande perda de investimentos em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias nas empresas brasileiras, que acabam em situação de vulnerabilidade.

info___cartilhadepirataria___prejuizos-ao-desenvolvimento-economico-e-social

Fechar (X)