Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

FecomercioSP realiza I Congresso Nacional de Educação Digital

Psicólogos, médicos, psiquiatras, profissionais de marketing digital, advogados e especialistas em segurança da informação debatem a importância da educação para a cidadania digital

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP realiza I Congresso Nacional de Educação Digital

Estão abertas as inscrições para o I Congresso Nacional de Educação Digital, promovido pelo Conselho da Tecnologia da Informação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O evento ocorrerá no dia 5 de maio, a partir das 9 horas, na sede da Federação, e tem por objetivo fomentar o debate sobre educação e cidadania digital, ampliando a conscientização da sociedade civil, inserida em uma realidade hiperconectada, para o uso responsável e seguro da tecnologia, estendendo para o ambiente virtual as mesmas cautelas, precauções e bons comportamentos incentivados na vida real.

Liderado pelo presidente do conselho, Renato Opice Blum, e pelo vice-presidente, Rony Vainzof, o I Congresso debaterá, entre outros temas, a nova cultura da sociedade digital; cyberbullying, racismo e crimes de ódio; educação, saúde e ética; segurança; responsabilidade; e sexualidade na geração digital.

O ciclo de palestras reunirá, entre outros renomados profissionais, Martha Gabriel, escritora, consultora e palestrante nas áreas de marketing digital, inovação e educação; Cristiano Nabuco, psicólogo e coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-Amiti), do Hospital das Clínicas e autor do livro Vivendo esse mundo digital; Evelyn Eisenstein, médica e coordenadora do Laboratório de Estudos em Ética nos Meios Eletrônicos (Leeme) da Universidade Mackenzie; Vera Kerr, advogada e especialista em Direito Eletrônico e da Tecnologia da Informação e José Manuel Moran, ex-professor de Comunicação na USP e pesquisador de tecnologias digitais na educação.

Durante o congresso, também serão apresentados os resultados da pesquisa "Educação Digital nas Escolas Brasileiras", realizada entre fevereiro e abril de 2015, que entrevistou diretores e donos de mais de 400 escolas públicas e privadas, do ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo.

A pesquisa busca questionar a responsabilidade pelo comportamento do usuário, fomentar a discussão sobre o Marco Civil da internet, obter uma fotografia atual sobre o nível do preparo dos dirigentes das escolas com relação ao uso de mídias sociais pelos alunos, medir o nível de alerta e conhecimento dos diretores das escolas sobre a prática de cyberbullying e verificar se há escolas que já incorporaram em sua grade curricular a disciplina "Educação Digital".

"O envolvimento e a inserção de crianças, adolescentes e adultos no ambiente digital é uma realidade. Seja por meio de videogames, objetos, internet ou celulares. É extremamente necessário que profissionais, pais e educadores estejam aptos a lidar com esse cenário. O evento reúne excelentes profissionais que enriquecerão o debate sobre o tema", afirma Renato Opice Blum.

Confira aqui a programação completa do evento.

A participação é gratuita e os interessados podem se inscrever aqui.

Fechar (X)