Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Finanças pessoais e empresariais não devem se misturar

Sem essa diferenciação, o negócio pode ter o crescimento comprometido e quebrar

Ajustar texto A+A-

Finanças pessoais e empresariais não devem se misturar

Embora contraindicada, a não diferenciação dos recursos econômicos é uma prática comum
(Arte TUTU)

As finanças do empresário jamais devem se misturar com as de sua corporação. Essa prática coloca companhias em risco, podendo haver prejuízos e até fechamento do negócio. Manter separadas as contas bancárias e os respectivos orçamentos é uma medida primordial para a saúde econômica de ambos os lados.

Embora contraindicada, não diferenciar os recursos é uma prática comum. Um exemplo é quando o empreendedor recorre ao caixa da empresa para pagar contas domésticas, como supermercado, abastecimento do carro ou escola das crianças. “Esse é um comportamento pouco saudável em uma gestão”, afirma o professor do Advance Program in Finance do Insper, Ricardo Rocha.

Organização pessoal

O grande desafio do dono de uma micro ou pequena empresa é saber quanto retirar do negócio por mês de uma forma justa e sustentável. Uma dica é se basear no valor de mercado para a função exercida. O mesmo vale caso haja sócios.

Rocha pondera que se a situação financeira pessoal estiver equilibrada, o empreendedor pode optar por esse critério durante um período, até que o quadro da companhia esteja em ordem e o valor correspondente ao salário possa ser revisto.

O uso de uma planilha para administrar o “salário”, na qual sejam listados despesas e recursos disponíveis, ajuda até mesmo os empreendedores que têm dificuldade em manter a disciplina com dinheiro. 

Quanto à distribuição de lucros, o montante e a periodicidade de resgate dependerão do regime tributário em que se encaixa a empresa. Assim, o valor dessa retirada deve ser planejado levando em conta a situação econômica da corporação e a necessidade de investimento, afinal, parte do lucro pode ser reinvestida no negócio.

Caixa equilibrado

Do lado corporativo, manter uma organização semelhante com o orçamento permite visualizar as áreas nas quais os recursos estão sendo empregados, além de sinalizar oportunidades de enxugar custos e fortalecer a companhia.

O professor do curso de administração da ESPM, Alan Jesovzek Kuhar, explica que, se para manter a receita pessoal é preciso pagar as contas, poupar e manter uma margem de uso emergencial, o mesmo deve ocorrer na empresa. “Tanto a parte indulgente quanto a parte de responsabilidade devem ser atendidas com qualidade.”

Em um negócio, todo valor que se recebe está dentro de um ciclo de reposição de estoque. A orientação de Kuhar é que parte desse dinheiro seja separada para investir na próxima coleção ou repor o que foi vendido.

“O caixa guardado deve ser de, no mínimo, o correspondente a três meses de faturamento. O ideal é que seja reservado o valor de seis meses”, afirma o especialista. Ele frisa que é fundamental ter ciência de que esse recurso poupado tem direcionamento específico e que sua utilidade é de provisão em situações de necessidade.

Na dinâmica financeira, a dica de Kuhar é pagar primeiro os fornecedores e as despesas do estabelecimento, o que evita problemas como deixar de ser abastecido e ficar em falta com produtos ou serviços que demandem insumos.

Confira mais orientações do professor:

Outras dicas estão disponíveis na Cartilha 10 passos para empreender melhor, que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mantém on-line para auxiliar os empresários. 

Veja também:

Sete dicas para manter as contas em dia
https://www.fecomercio.com.br/noticia/sete-dicas-para-manter-as-contas-em-dia 

Empreenda melhor - como manter equipes motivadas
https://www.youtube.com/watch?v=1GVW7YBKWss 

Empreenda melhor – mantenha o estoque sob controle
https://www.youtube.com/watch?v=GA4tUiOCB-I&t=3s 

Empreenda melhor - as regras de ouro para um atendimento nota 10
https://www.youtube.com/watch?v=EKhYf-m9ZjM 

Empreenda melhor - como captar financiamento para capital de giro
https://www.youtube.com/watch?v=wJOkA7v0ZD0 

Empreenda melhor – como elaborar um plano de negócios nota 10
https://www.youtube.com/watch?v=25jGbTaA42Y&t=2s

Empreender melhor – A hora certa para fazer promoções e liquidações
https://www.youtube.com/watch?v=VTAAY6HfB1E

Fechar (X)