Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Folia aumenta demanda por banheiros químicos

Carnaval deve zerar estoques das empresas do segmento, que oferecem de sanitários simples a grandes cabines com lavatório

Ajustar texto A+A-

Folia aumenta demanda por banheiros químicos

Os banheiros químicos se modernizaram e passaram a oferecer diversas opções ao mercado
(Arte TUTU)

Por Deisy de Assis

O período de Carnaval traz grandes oportunidades de negócios para as empresas de locação de banheiros químicos. A expectativa é de aumento na demanda, impulsionada, no caso da capital paulista, pelos desfiles dos 400 blocos programados para este ano. Na comparação com 2015, a folia paulistana de rua cresceu 30%. 

Na América Rental, que atua no ramo há mais de 15 anos, a expectativa é de crescimento na procura pela locação de cabines, ainda que o número de contratos permaneça na média. “Por exemplo, uma agência que loca aproximadamente 30 cabines, no Carnaval chega a contratar cem sanitários”, diz a supervisora comercial da empresa, Nicolle Mezuraro.

De acordo com o coordenador de projetos da Ban Maq Locações – também há 15 anos no mercado –, Leandro Toledo Piza, esse período de folia será o único de todo o ano responsável por alavancar a quantidade de contratos. “Apenas no Carnaval conseguimos esvaziar nossos estoques de cabines.”

Entre altos e baixos

Com os contratos que já foram fechados para locações no Carnaval, a empresa América Rental conseguiu contabilizar expansão de 40% na demanda, comparado ao mesmo período do ano passado. Nicolle atribui o crescimento ao aumento do número de blocos de rua, que geralmente contam com banheiros químicos locados pela prefeitura, mas, ainda assim, necessitam de sanitários extras.

Já Ban Maq considera que o Carnaval de 2016, no que diz respeito a negócios, não vai conseguir se equiparar ao de 2015. “Neste ano, observamos uma queda de 20% a 30% em relação ao Carnaval passado”, comenta Piza. Segundo ele, a crise econômica foi o fator predominante entre vários que influenciaram os resultados.

Mercado versátil

Nos últimos anos, os banheiros químicos se modernizaram e passaram a oferecer diversas opções ao mercado. Os modelos mais convencionais são o carro-chefe de maneira geral, até por serem os preferidos para festas de rua. Entre os sofisticados, há oferta de itens como pia lavatória, bomba de descarga, ligação à rede pública de esgoto e até chuveiro portátil. Esses equipamentos, porém, são mais demandados pelo setor da construção civil.

Uma novidade que deve se destacar no Carnaval são os banheiros químicos “kros”, modelo criado para uso do público masculino. “Eles já existiam há um tempo, mas a procura tem aumentado consideravelmente”, comenta Nicolle, da América Rental.

Fechar (X)