Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Galeria do Rock inaugura horta orgânica na cobertura

Área de 300 m² do centro comercial é palco de cursos sobre plantio

Ajustar texto A+A-

Galeria do Rock inaugura horta orgânica na cobertura

Batizada de “Jardim do Rock”, a área tem 450 m², dos quais 300 m² foram ocupados por uma horta com folhas, temperos e frutas
(Foto: Divulgação)

Por Deisy de Assis 

A Galeria do Rock acaba de inaugurar uma horta orgânica em sua cobertura. O plantio foi feito por meio de cursos sobre cultivo ministrados em agosto. No local há espécies como rúcula, agrião, manjericão e escarola.

Batizada de “Jardim do Rock”, a área tem 450 m², dos quais 300 m² foram ocupados por uma horta. A cobertura já possuía terra e alguma vegetação desde que o prédio foi aberto ao público, em 1963. Porém, era um espaço inutilizado.

O diretor-administrativo da Galeria, Marcone Vinícius, conta que seu interesse por coberturas verdes e hortas urbanas começou em um evento gastronômico e, a partir daí, conheceu o engenheiro agrônomo Marcelo Noronha e a especialista em marketing e apaixonada por orgânicos Claire Anquier, que aceitaram a empreitada e desenvolveram o projeto. 

Como tudo começou

“Tudo é feito nas aulas sobre como fazer hortas urbanas orgânicas. Elas são ministradas na cobertura, onde os inscritos aprendem a plantar e fazem a horta da galeria acontecer”, explica Noronha. Em duas turmas realizadas, o projeto recebeu 40 pessoas, a maioria adultos de 25 a 60 anos.

Ao longo de cinco horas de curso, são abordados os temas: introdução à agricultura orgânica e urbana; noções de fisiologia das plantas na absorção de nutriente e luz; tratos culturais: plantio, colheita, adubação, cobertura morta, pragas e doenças; horta em pequenos espaços (canteiros e vasos) com ervas condimentares e hortaliças; passo a passo para montagem da horta em vasos; e cuidados: água, luz, adubação.

O que floresce no coração do Centro

Após apenas dois meses do primeiro plantio, a horta do Jardim do Rock tem predominantemente temperos, como alecrim, manjericão, salsinha, tomilho e hortelã. Há ainda algumas folhas, entre elas alface, rúcula, agrião e escarola.

Dois pés de amora são destaque e iniciaram esta primavera repletos das frutinhas roxas. “Temos também um cajueiro e já colhemos seis cajus. A expectativa é que a próxima colheita renda o dobro”, conta Marcone, que não consegue precisar em quanto tempo a árvore dará os frutos, uma vez que depende que o clima permaneça mais quente. Ele aponta também os pés de manga, pitanga e pêssego.

Segundo a assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Cristiane Cortez, a vegetação em áreas urbanas agrega de diversas formas. “Ela coopera com a mitigação de gases de efeito estufa com a absorção de CO2, além de melhorar a paisagem, atrair pássaros e ajudar a refrescar ambientes próximos, evitando as ilhas de calor.”

Cristiane frisa que, de acordo com a nova Lei de Zoneamento do município de São Paulo, empreendimentos que forem erguidos em terrenos com mais de 500 m² ou que passem por reformas com aumento de20% de sua área construída, terão que atingir uma cota de iniciativas ambientais, a fim de melhorar a drenagem da cidade, buscando diminuir os impactos da impermeabilidade do solo causada pelo desenvolvimento urbano. “O telhado verde se mostra uma alternativa por todos os benefícios que proporciona.”

Novos cursos

Claire, que é responsável pela coordenação do projeto, menciona o novo curso no dia 12 de outubro, Dia das Crianças. O objetivo é que o público infantil aprenda sobre alimentação orgânica e também faça plantios na cobertura verde da Galeria.

“A proposta é sensibilizar para uma tomada de consciência das crianças sobre qualidade de vida, alimentação saudável e respeito à natureza”, comenta a coordenadora, que destaca o lanche com pratos feitos com ingredientes orgânicos no fim das atividades.

Em seguida, no dia 15, haverá nova turma de adultos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (11) 3337-2361 ou por meio da rede social do projeto.

Ações futuras

De acordo com Marcone, até 2017 haverá novidades. “Queremos trazer o sistema de compostagem para a geração de adubo.” Outro item que está no planejamento é um apiário (conjunto de colmeias para a criação de abelhas) urbano. Segundo o diretor-administrativo, a proposta é contribuir com a polinização na região, tendo como resultado um incremento nas áreas verdes de São Paulo, desde canteiros e jardins até pequenos parques próximos.

O engenheiro agrônomo do projeto menciona a possibilidade de novas parcerias. “Estamos nos organizando para, em breve, começar a comercializar temperos frescos para restaurantes do entorno.”

Fechar (X)