Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Golpe usa falsa notícia da morte de Schumacher para aumentar views de sites

Estratégia funciona lucrando às custas do tempo que o internauta perde compartilhando vídeo com a informação

Ajustar texto A+A-

Golpe usa falsa notícia da morte de Schumacher para aumentar views de sites

Um novo golpe disseminado no Facebook e em outras redes sociais utiliza a falsa notícia da morte de Michael Schumacher, o ex-piloto alemão de Fórmula 1, para aumentar o número de views da página onde o vídeo com a suposta notícia está hospedado.

Apesar de não representar um perigo para o usuário, o golpe funciona lucrando às custas do tempo que o internauta perde compartilhando o vídeo. Ou seja: ao clicar na falsa notícia publicada no Facebook (ou em outra rede social), o usuário é conduzido para uma outra página com um vídeo. Ao tentar executar o vídeo, o internauta recebe a mensagem de que só poderá visualizar as imagens após compartilhar o conteúdo.

Dessa forma, quanto mais pessoas compartilharem o vídeo, maior será o tráfego do site em que ele está postado. Isso acaba incrementando as receitas da página na qual o vídeo está hospedado.

Este esquema foi descoberto pela ESET, uma empresa fornecedora de soluções de segurança da informação.  Para evitar que o golpe se alastre, os especialistas da empresa recomendam que, caso o usuário tenha clicado no link ou compartilhado o vídeo com amigos, remova imediatamente o post de sua linha do tempo no Facebook.

Outra dica dada pelos profissionais da ESET é a de o usuário desconfiar da falta de divulgação de notícias como essa em veículos da imprensa tradicional. Além disso, se fosse realmente uma notícia verdadeira, o site não exigiria o compartilhamento da informação para liberar o acesso ao vídeo.

Fonte: Tecmundo 

Fechar (X)