Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Índice de Expansão do Comércio registra em dezembro a oitava alta consecutiva e atinge 89,9 pontos

Segundo a FecomercioSP, a melhora das perspectivas dos empresários de maneira consistente gera um ambiente mais propício para o efetivo crescimento de investimentos

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 06 de janeiro de 2017 - Pelo oitavo mês consecutivo, o Índice de Expansão do Comércio (IEC) - pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) - registrou crescimento, o que demonstra que o empresário está mais confiante no futuro e antecipa dias melhores. Em dezembro, o indicador subiu 3,5%, na comparação com novembro e atingiu 89,9 pontos - maior pontuação desde fevereiro de 2015. Já na comparação com o mesmo mês de 2015, quando o indicador registrava 73,7 pontos, houve crescimento de 22%. Apesar da recuperação, o indicador ainda se mantém há 23 meses abaixo dos 100 pontos, o que sinaliza pouca disposição dos empresários para expandir seus negócios.

tabela_iec_dez_2016
Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, ao longo dos últimos meses o grau de incertezas foi sendo reduzido e, apesar de ainda haver muitos obstáculos a serem vencidos, a melhora das perspectivas dos empresários de maneira consistente gera um ambiente mais propício para o efetivo crescimento de investimentos, no médio prazo.

O resultado positivo do IEC em dezembro foi impulsionado pelos seus dois subíndices. O índice que mede a Expectativa para Contratação de Funcionários registrou alta de 2,4% na comparação com novembro e atingiu 113 pontos - único subitem acima dos 100 pontos. No contraponto anual, o crescimento foi ainda mais expressivo, de 27,9%.

Já o Nível de Investimento das Empresas (que sinaliza se o empresário está ou não disposto a investir em novas instalações ou equipamentos) teve crescimento de 5,6% em relação a novembro, ao passar de 63,3 para 66,8 pontos. Na comparação anual, foi registrada alta de 13,3%.

Para a Entidade, o crescimento do indicador de intenção de contratação é uma excelente notícia ao cenário do mercado de trabalho. Em 2015 houve perda de 1,7 milhão de postos de trabalho, cerca de 700 mil apenas em dezembro. Em 2016, projeta-se a eliminação de 1,2 milhão de postos, com um comportamento em dezembro muito menos negativo do que há um ano. Os dados dessa pesquisa confirmam as projeções e a tese da FecomercioSP de que o Natal será uma data a simbolizar essa virada e deve influenciar as contratações temporárias.

Segundo dados da Entidade, as contratações temporárias para o varejo, em São Paulo, devem atingir mais de 20 mil em 2016. Apesar de ainda estar abaixo da média de 30 a 35 mil para o período de festas de final de ano registrada em anos anteriores, ainda é maior do que os 15 mil empregos temporários vistos em 2015.

De maneira geral, ao longo de 2016 houve um crescimento maior da propensão a contratar do que a investir. Segundo a Federação, isso decorre do fato de que, em termos de capital físico, as empresas do varejo ainda não pensam em expansão. Por outro lado, os dados mais recentes do Caged sobre emprego mostram que no varejo houve contratações líquidas após um longo período de demissões no setor. Esse padrão confirma a hipótese da FecomercioSP de que, antes de retomar projetos de ampliação e modernização das lojas, os empresários vão aguardar um pouco mais.

Nota metodológica
O Índice de Expansão do Comércio da região metropolitana de São Paulo é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.

Fechar (X)