Negócios

05/12/2018

Influenciadores digitais são o mais novo fenômeno de marketing

Modalidade de contato com o consumidor traz soluções que cabem até em pequenos orçamentos. Saiba como evitar erros na hora de contratar

Influenciadores digitais são o mais novo fenômeno de marketing

Com informações de Leda Rosa e Silvia Kochen

Os influenciadores digitais são a nova tendência de marketing no Brasil, que tentam convencer seus seguidores a comprar desde batom até carro. Os entusiastas dessa nova modalidade de contato com o consumidor dizem que os influenciadores têm a confiança do consumidor.

Na hora de decidir uma compra, 50% dos internautas brasileiros acreditam nas indicações de um influenciador digital (iD), aponta pesquisa do Instituto QualiBest, realizada neste ano. Segundo o mesmo levantamento, 73% já adquiriram produto ou serviço por indicação de um iD.

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Para que tudo dê certo, é preciso ter bom entendimento com o anunciante. “O criador de conteúdo deve apresentar sinergia com a marca, falar a mesma linguagem, fazer parte do mesmo universo. Uma empresa produtora de bolos feitos com leite de vaca não pode ter como influenciador um vegano que defende a extinção da exploração dos animais”, afirma Rodrigo Soriano, sócio e CEO da Airfluencers, plataforma que intermedeia o contato entre empresas interessadas e influenciadores online.

Há iDs para todos os orçamentos, incluindo pequeno varejo ou serviços. “A partir de R$ 3 mil, você consegue fazer alguma ativação”, afirma o sócio e diretor da BR Media Group, Celso Forster. Para tais ações, os marqueteiros usam cada vez mais os microinfluenciadores, que têm menos de 100 mil seguidores e alcançam bons níveis de engajamento, ou seja, conseguem adesão do seu público. “Temos indicado os micros para pequenos e médios anunciantes. Funciona porque o engajamento deles é enorme. Quem tem negócio em uma região pode contratar quem é dali”, diz o executivo. 

Passo a passo para contratar um influenciador

Os especialistas recomendam cautela, pesquisa e contratação de empresa especializada para o pequeno anunciante. Isso garante segurança à ação e evita preços abusivos e frustrações.

- Defina o objetivo da estratégia.

- Determine o tempo para alcançar esse resultado.

- Estabeleça o orçamento disponível.

- Consulte outros empresários que já contrataram campanhas com iDs.

- Pesquise as empresas indicadas por conhecidos e outras especializadas, dando preferência às focadas em influenciadores digitais.

- Antes de contratar, teste o trabalho e veja se os resultados realmente geram valor à marca.

- Depois de contratar, monitore os seus resultados e avalie novas estratégias.

A entrevista completa está disponível a partir da página 46 da revista C&S n.º 59. Confira aqui.