Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Lei de igualdade salarial: prepare-se e evite problemas

Live abordará obrigações impostas para empresas com mais de 100 empregados, como implementação de mecanismos de transparência, realização de auditorias, planos de mitigação de desigualdades, entre outras

Ajustar texto A+A-

Lei de igualdade salarial: prepare-se e evite problemas
Live da FecomercioSP ajudará as empresas a cumprir os requisitos da nova lei e evitar multas. (Arte: TUTU)

Os desafios para a igualdade salarial não são novos, mas certamente o Brasil deu um passo significativo com a promulgação da Lei 14.611/23. Trata-se, sem dúvida, de um marco positivo na busca pela equidade no ambiente de trabalho, uma vez que o preceito visa combater as disparidades salariais entre homens e mulheres, raça, entre outros, impondo às empresas com mais de 100 empregados a obrigação de fornecer dados detalhados sobre remunerações. 

Para se ter uma ideia, segundo Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres recebem, em média, cerca de 20% menos do que os homens. No Brasil, a situação não é muito diferente: o salário médio nacional dos homens evidencia uma diferença porcentual de quase 27% maior que o das mulheres, de acordo com os indicadores sociais de 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A chegada da Lei de Equidade Salarial representa um esforço legislativo para trabalhar essas questões. No entanto, também traz à tona desafios significativos e exigências para as médias e grandes empresas. Os benefícios, assim como os impactos e os pontos críticos, serão abordados em próximo encontro promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria de veiculação com o Portal Contábeis

A sua empresa já tem planos de ação para mitigar desigualdades? Conta com canais para denúncias de discriminação? Promove auditorias salariais e tem programas de diversidade, inclusão e capacitação? Então, participe do evento para cumprir os requisitos e evitar multas em eventuais fiscalizações. 

Desafios para a igualdade salarial

A fim de apresentar os detalhes da implementação e as barreiras da nova lei, a Entidade promoverá uma live especial sobre o tema no próximo dia 26, às 17h, com Luciana Diniz, advogada da Diretoria Jurídica e Sindical (DJS) da Confederação Nacional do Comércio (CNC); e das assessoras Karina Negreli e Juliana Motta, ambas da FecomercioSP. 

Para fazer a inscrição, basta clicar neste link.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)