Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Leilão da Codesa: como a concessão dos portos à iniciativa privada pode beneficiar a infraestrutura do País

“Economix” também analisa a composição da dívida pública e os efeitos da guerra no Leste Europeu na economia da América Latina

Ajustar texto A+A-

Leilão da Codesa: como a concessão dos portos à iniciativa privada pode beneficiar a infraestrutura do País

Codesa foi a primeira autoridade portuária concedida ao setor privado
(Arte/Tutu)

O governo federal, nesta semana, realizou o leilão da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Trata-se da primeira concessão de uma autoridade portuária ao setor privado. E não deve parar por aí. O Ministério de Minas e Energia já demonstrou interesse em leiloar o Porto de Santos, no litoral paulista, ainda este ano.

O Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (1º) destaca como a concessão da gestão dos portos ao setor privado pode beneficiar a infraestrutura do País.

Além disso, o episódio avalia a trajetória e a composição atual da Dívida Pública Federal (DPF), que cresceu 2% em fevereiro, atingindo R$ 5,7 trilhões.

O programa também analisa os efeitos da guerra na Ucrânia na América Latina, região onde, segundo o Banco Mundial, 13 milhões de pessoas que poderiam deixar a linha da pobreza não conseguirão, em razão das consequências do conflito no Leste Europeu.

Ademais, a edição discorre sobre a mais recente onda de covid-19 na China, que fez com que o governo decretasse medidas de confinamento parcial ou total em cidades como Xangai, o que deve prejudicar o crescimento econômico e desgastar a imagem do presidente Xi Jinping com a população.

A desaceleração do consumo das famílias nos Estados Unidos em fevereiro (0,2%), enquanto o país lida com a taxa de inflação mais alta dos últimos 40 anos, também é tema do episódio.

Ouça o podcast:

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Ouça mais episódios do Economix
Dólar valendo menos do que R$ 5: o que explica a valorização do real?
Juros sobem no Brasil e nos Estados Unidos: quais os impactos na economia?
O Brasil na OCDE: quais as chances e as vantagens de entrar para o “clube dos países ricos”?

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)