Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Livro “Parlamentarismo: realidade ou utopia?” está disponível para consulta

Publicação coordenada pelo jurista Ives Gandra da Silva Martins e editada pela FecomercioSP reúne artigos sobre o tema de especialistas renomados

Ajustar texto A+A-

Livro “Parlamentarismo: realidade ou utopia?” está disponível para consulta

Objetivo é contribuir para um debate científico e político sobre sistemas de governo, permitindo reflexão sobre a mudança do quadro atual
(Arte/TUTU)

Está disponível para consulta o livro “Parlamentarismo: realidade ou utopia?”, que reúne artigos e estudos de renomados juristas reconhecidos no Brasil e no exterior, sobre o parlamentarismo. A coordenação é de Ives Gandra da Silva Martins, presidente do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), entidade responsável pela edição do livro.

A obra é fruto de discussões realizadas em 2012 pelo Conselho Superior de Direito da FecomercioSP, cujas reuniões abordaram os sistemas de governo, em face das crises que o presidencialismo adotado pelo Brasil tem sofrido desde 1889.

Participaram da iniciativa a Academia Internacional de Direito e Economia, presidida por Ney Prado, a Academia Paulista de Letras Jurídicas, presidida por Ruy Altenfelder, a Comissão de Reforma Política da OAB-SP, prestigiada pelo presidente Marcos da Costa e o Instituto dos Advogados de São Paulo, presidido por José Horácio H.R. Ribeiro.

Membros das cinco instituições contribuíram para a publicação com estudos sobre o tópico. Os autores analisam o contexto histórico brasileiro e mundial, as propostas envolvendo o parlamentarismo, casos bem sucedidos, tributação nesse sistema, entre outros.

O objetivo é que o livro contribua para um debate científico e político sobre sistemas de governo, permitindo a cidadãos e políticos refletirem sobre a mudança do quadro atual.

Clique aqui para conferir a obra na íntegra.

Fechar (X)