Sindicatos
17/11/2025Mudanças no ICMS-ST exigem atenção das farmácias até o fim de 2025
Palestra online e gratuita do Sincofarma-SP, em parceria com a FecomercioSP e a Abcfarma, explica como se preparar para a exclusão dos medicamentos do regime de Substituição Tributária
As farmácias e drogarias paulistas precisam ficar atentas, pois a partir de janeiro de 2026, os medicamentos serão excluídos do regime de ICMS-ST (Substituição Tributária). A mudança trará impactos diretos na gestão tributária e no caixa das empresas. Para orientar o setor sobre essa transição, o Sincofarma-SP realiza, em parceria com a FecomercioSP e a Abcfarma, uma palestra gratuita e online no dia 18 de novembro.
O encontro será conduzido por Sarina Sasaki Manata, assessora da FecomercioSP, mestre em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e conselheira do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo. Ela explicará, de forma prática e técnica, como as farmácias devem se preparar para o levantamento obrigatório de estoques, que deve ser concluído até dezembro de 2025, e para as mudanças que entram em vigor no início de 2026.
A exclusão dos medicamentos do regime de Substituição Tributária representa uma das alterações mais expressivas na tributação do setor farmacêutico nos últimos anos. Essa mudança afeta a precificação, o controle de estoque, o aproveitamento de créditos fiscais e a rotina contábil das empresas. Segundo Sarina, a adaptação antecipada é essencial para evitar perdas financeiras e autuações fiscais.
Durante a palestra, serão detalhados os principais pontos da transição, incluindo os novos procedimentos para aproveitamento de créditos, os cuidados no levantamento de estoques e os ajustes necessários nas margens e preços de venda.
O conteúdo é voltado a proprietários e gestores de farmácias e drogarias, contadores, consultores tributários, responsáveis técnicos e equipes administrativas.
Serviço
Palestra: ICMS-ST nas Farmácias: o que muda a partir de janeiro de 2026?
Data: 18 de novembro
Horário: 13h30 – Abertura da sala online | 14h00 – Início da palestra | 16h00 – Encerramento
Evento remoto: o link será enviado por e-mail no ato da inscrição
Inscrições aqui
Evento gratuito | Vagas limitadas