Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Municípios paulistas incentivam alternativas de captação de água

Cartilha da FecomercioSP orienta cidadãos sobre benefícios e dá dicas de como contribuir com o uso consciente da água em tempos de seca

Ajustar texto A+A-

Municípios paulistas incentivam alternativas de captação de água

Captar água da chuva e reutilizar o recurso são medidas que, além de contribuir com o meio ambiente, podem render economia financeira para moradores e estabelecimentos comerciais de duas cidades paulistas. Guarulhos e Jaguariúna já contam com programas de descontos especiais para edificações que possuírem sistemas nesse sentido, oferecendo bônus no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

As informações sobre os descontos e as orientações para instalar os sistemas estão na cartilha "Água: o que o Empresário do Setor de Comércio e Serviços Precisa Saber e Fazer para Preservar este Precioso Recurso", desenvolvida pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A publicação tem por objetivo alertar a população sobre os problemas de abastecimento de água no Estado e, também, sugerir ações que podem ser aplicadas para contribuir com o uso racional do recurso, tanto em casa quanto em estabelecimentos comerciais.

Uma das soluções é a instalação de sistemas de tratamento individuais, que captam água da chuva e de efluentes de lavatórios, pias e enxágues em geral, dando um novo destino a esses recursos de forma interna. Após passar por processo de limpeza, essas águas podem ser utilizadas para irrigar jardins, limpar áreas externas, lavar carros, em vasos sanitários e em demais atividades que não exijam água potável.

A iniciativa compensa. Em Guarulhos, por exemplo, além da economia na conta, a edificação que captar água de chuva ganha 3% de desconto no IPTU, mesmo porcentual abatido para quem reusar água. Em Jaguariúna, as mesmas práticas rendem bônus de 1% cada.

Para o presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg, as demais prefeituras de cidades paulistas poderiam se inspirar em Guarulhos e em Jaguariúna. "Oferecer descontos para os moradores é uma estratégia positiva para engajar a população e, ao mesmo tempo, incentivar o uso de novos modelos de captação de água. Além de o cidadão economizar, os sistemas de abastecimento de água são beneficiados com a menor pressão da demanda pelo recurso", avalia. 

A cartilha, além de informar sobre os descontos, orienta sobre demais possibilidades que podem render economia em longo prazo e aumentar a oferta de água, como perfuração de poços profundos, abastecimento por caminhões-pipa e aquisição de água de reúso. O conteúdo na íntegra pode ser acessado aqui

Fechar (X)