Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Páscoa deve gerar cerca de 2 mil vagas temporárias nos setores de supermercados e lojas especializadas

Segundo projeção da Entidade, além do aumento na demanda neste período a melhoria na confiança dos empresários e consumidores deve estimular as contratações

Ajustar texto A+A-

Páscoa deve gerar cerca de 2 mil vagas temporárias nos setores de supermercados e lojas especializadas

A projeção é consequência das últimas movimentações do mercado de trabalho do varejo em questão
(PixAbay)

Após as liquidações de janeiro e o Carnaval, a Páscoa acaba sendo a primeira data especial do ano, que exige planejamento mais detalhado por parte do comércio varejista paulista para adequar seu caixa, estoque e seu quadro funcional visando atender as demandas dos consumidores. Para o feriado deste ano, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) projeta que o setor deva gerar cerca de 2 mil postos de trabalhos, principalmente nos segmentos de supermercados e lojas especializadas. 

Mesmo que em caráter temporário, a contratação deste contingente se justifica pelo enxugamento recente do quadro funcional do varejo, pelo aumento das promoções dos estabelecimentos e pela melhoria na própria confiança dos agentes, empresários e consumidores. 

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, as contratações estão sendo feitas neste momento e devem adentrar a primeira semana de abril. Os hipermercados acabam concentrando dois terços destas contratações, pois a Páscoa altera diretamente a rotina da comercialização dos alimentos, sendo destaques os tradicionais chocolates e peixaria, mas a data também pode movimentar outras atividades como o ramo de brinquedos. 

A projeção de 2 mil empregos temporários, de acordo com a Entidade, é consequência exatamente das últimas movimentações do mercado de trabalho do varejo em questão. Em 2016, houve um cenário de praticamente estabilidade na geração de empregos nos supermercados e retração no início deste ano. O quadro mais enxuto de funcionários exige que os varejistas contratem mais para atender a demanda. No ano passado, a contratação de temporários quase não foi sentida em números, já que a tendência conjuntural era de retração do mercado de trabalho varejista, inclusive no segmento de alimentação e bebidas. 

Para a Federação, a Páscoa deste ano deve superar 2016 e gerar mais empregos, porém, ressalta que a expectativa é significativamente inferior aos números registrados em 2014 e 2015, quando a contratação de temporários para a data beirou as 3 mil vagas no varejo paulista.

Veja também:

Confiança do comerciante alcança 98,4 pontos em março, maior patamar desde 2015
https://www.fecomercio.com.br/noticia/confianca-do-comerciante-alcanca-98-4-pontos-em-marco-maior-patamar-desde-2015

Comerciantes aumentam em 5,4% a expectativa de contratar funcionários em março
https://www.fecomercio.com.br/noticia/comerciantes-aumentam-em-5-4-a-expectativa-de-contratar-funcionarios-em-marco

Varejo paulista inicia o ano com crescimento de 4,2% nas vendas
https://www.fecomercio.com.br/noticia/varejo-paulista-inicia-o-ano-com-crescimento-de-4-2-nas-vendas

Fechar (X)