Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Perda de grau de investimento por demais agências é questão de tempo

Fitch rebaixou nota do Brasil, que, agora, assim como para a Moody

Ajustar texto A+A-

Perda de grau de investimento por demais agências é questão de tempo

A instabilidade política, a rápida deterioração da economia e a visível dificuldade de ajustar as contas públicas tendem a levar o Brasil a perder o grau de investimento pelas demais agências de classificação de risco. Essa é a avaliação da FecomercioSP após a decisão da Fitch de rebaixar a nota do País de "BBB" para "BBB-". Embora a nota ainda esteja dentro do grau de investimento, a perspectiva foi mantida em negativa, o que significa que pode voltar a ser rebaixada em um futuro próximo.

Em setembro, a S&P retirou do Brasil o selo de bom pagador. Para a Moody´s, e agora também para a Fitch, o País encontra-se a um passo de perder o grau de investimento (exatamente no limite que separa este grupo do grau especulativo). A FecomercioSP avalia, porém, que as medidas propostas pelo Governo ou ainda são tímidas, como é o caso dos cortes de  gastos anunciados juntamente com a Reforma Ministerial, ou equivocadas, como é o caso da insistência na volta da CPMF.

Assim, na falta de um plano mais ousado e consistente, e diante da aparente incapacidade do Governo de articular esse projeto politicamente, a tendência é que o País perca em breve o grau de investimento também pela Fitch e pela Moody´s, o que teria implicações concretas e graves, uma vez que, por motivos estatutários, alguns fundos de pensão, principalmente internacionais, serão obrigados a sacar seus recursos do País e realocar em outras aplicações fora do Brasil.

O anúncio só atesta mais uma vez o quanto o mercado internacional está colocando em dúvida a capacidade do País de retomar o rumo do crescimento e o equilíbrio fiscal. A FecomercioSP volta a insistir que o desequilíbrio das contas públicas é estrutural e que é preciso repensar o papel do Estado brasileiro.

Fechar (X)