Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Politização diminui a capacidade dos ministérios, diz professor da American University

Matthew Taylor é um dos especialistas ouvidos pela TV FecomercioSP no documentário “Pensando o Brasil – Burocracia”

Ajustar texto A+A-

Politização diminui a capacidade dos ministérios, diz professor da American University

Por Alessandra Jarussi

“A partidarização dos cargos dentro de alguns ministérios diminui a capacidade deles. Há uma forte relação entre quão dominantes são os partidos dentro de um ministério e a corrupção”, afirma o professor de Ciências Políticas da American University, Matthew Taylor.

O especialista compara os ministérios da Fazenda, de “altíssima capacidade”, e dos Transportes, “onde há uma politização muito maior”, no segundo capítulo da série "Pensando o Brasil", que enfoca o tema burocracia.

O documentário foi gravado pela TV FecomercioSP, nos Estados Unidos, no início deste ano. As entrevistas, conduzidas pelo jornalista Adalberto Piotto, trazem o olhar de diversos especialistas brasileiros e estrangeiros sobre o peso do emaranhado burocrático no desenvolvimento do País.

O professor que leciona Relações Internacionais na Universidade de Harvard, Hussein Kalout, também participa do documentário e aponta a necessidade de criação de “políticas públicas sistemáticas e planejadas de médio e longo prazos – não com uma plataforma partidária”.

Segundo ele, “o Brasil tem uma massa intelectual farta, altamente qualificada, para conduzir essas reformas. Agora, resta saber se nós vamos seguir com esse modelo de privilegiar a eficiência e a competência ou se queremos privilegiar a acumulação de interesses”.

Confira abaixo o documentário “Pensando o Brasil – Burocracia” na íntegra.

Fechar (X)