Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Prêmio de Sustentabilidade: projeto vencedor venderá embalagens biodegradáveis

Trabalho foi reconhecido na categoria Microempresa

Ajustar texto A+A-

Prêmio de Sustentabilidade: projeto vencedor venderá embalagens biodegradáveis

(Imagem: TUTU)

Por Deisy de Assis

Um projeto de embalagens, bandejas e copos feitos de bagaço de vegetais da empresa Bio&Green, com sede na capital paulista, foi o vencedor na categoria Microempresa da quinta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, realizada pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação. A companhia pretende disponibilizar os produtos no mercado em 2016.

Os utensílios são fabricados a partir de bagaço de cana-de-açúcar e cascas de café e arroz, resíduos que nos processos habituais de produção acabam sendo jogados no lixo. “Observamos a grande quantidade descartada em parques da cidade e feiras livres. Então, em 2007, decidimos criar um projeto para recolher e processar esses resíduos”, explica a representante da empresa, Patrícia Ponce.

A Bio&Green, que já atua com embalagens biodegradáveis feitas com resíduos industriais e urbanos, desenvolveu uma espuma biodegradável e compostável com os resíduos orgânicos, capaz de viabilizar a fabricação de produtos ecologicamente corretos.

“Estamos ampliando nosso maquinário para que consigamos aumentar a produção. No ano que vem, vamos começar a comercializar os produtos do novo projeto”, afirma Patrícia, que pela segunda vez recebe o troféu do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Em 2013, a empresa também foi ganhadora do prêmio, com tubetes (recipientes em forma de tubos) de germinação e plantio de sementes para substituir os de plástico.

Consciência ecológica

Segundo Patrícia, alterar o comportamento do mercado e substituir completamente o isopor é uma tarefa difícil, mas que precisa de incentivo para ser desempenhada, principalmente pelos danos ambientais.

O isopor é muito poluente, podendo ficar até 400 anos no meio ambiente, ao passo que o produto biodegradável leva de 30 a 60 dias para se decompor. “A premiação da FecomercioSP é uma forma de incentivo, e nos ajuda a despertar a consciência da importância de uma embalagem biodegradável”, afirma.

Fechar (X)