Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Prorrogação da implantação do eSocial expõe necessidade de discussão

Após pressão feita pela Entidade, Fisco adia para outubro o prazo para implantação do sistema. Federação defende versão simplificada para micro e pequenas empresas

Ajustar texto A+A-

Prorrogação da implantação do eSocial expõe necessidade de discussão

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), após o envio de ofício ao ministro Guilherme Afif Domingos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa - com considerações sobre a obrigatoriedade de adoção do eSocial -, considera positivo o novo adiamento dos prazos de implantação.

Na avaliação da FecomercioSP, a decisão da Receita Federal de prorrogar novamente as datas para o início da obrigatoriedade reconhece o impacto da decisão no comércio brasileiro. As micro e pequenas empresas, por falta de pessoal e de estrutura tecnológica adequada, terão obstáculos para se adaptarem às novas exigências. Isso devido à complexidade do sistema, à grande quantidade de dados exigidos e à obrigatoriedade de imediata inclusão de informações rotineiras ao dia a dia.

A Entidade destaca que a indisponibilidade, por mais de um mês, do aplicativo de qualificação no portal do eSocial (utilizado para o cadastramento dos trabalhadores), evidencia as dificuldades do governo com relação ao assunto.

A FecomercioSP ainda defende a criação de uma versão simplificada do eSocial adequada à realidade dos pequenos empreendimentos, garantindo tratamento diferenciado conforme previsto no artigo 179 da Constituição Federal.

Fechar (X)