Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

"Quem tem medo de Virginia Woolf?" chega ao Teatro Raul Cortez

Clássico do teatro contemporâneo, a peça é encenada por Zezé Polessa, Daniel Dantas, Ana Kutner e Erom Cordeiro

Ajustar texto A+A-

"Quem tem medo de Virginia Woolf?" chega ao Teatro Raul Cortez

Os conflitos de dois casais, rodeados de jogos perversos, manipulação, revelações e bebidas, chegam ao palco do teatro Raul Cortez, na sede da FecomercioSP, com a quarta montagem brasileira da peça "Quem tem medo de Virginia Woolf?". Com direção de Victor Garcia Peralta, os atores Zezé Polessa (Marta), Daniel Dantas (Jorge), Ana Kutner (Mel) e Erom Cordeiro (Nick) dão vida a dois casais, de diferentes idades, no clássico do teatro contemporâneo escrito pelo norte-americano Edward Albee, em 1962.

A peça retrata um cenário tempestuoso entre o casal Jorge e Marta, casados há mais de vinte anos, quando decidem receber os jovens Mel e Nick em casa após uma festa. No encontro, apesar das diferentes idades, algumas questões e intrigas se revelam comuns, evidenciando as adversidades das relações humanas afetivas. No decorrer da história, Mel e Nick se tornam plateia do confronto entre Jorge e Marta, regado a escândalos que são revelados ao longo dos atos. 

A personagem de Zezé Polessa se mostra uma mulher debochada e perversa, que ressalta as fraquezas de seu marido, como explica a atriz. "O que acho forte do meu personagem é que ela vive em uma época aprisionada à condição [de ser mulher], mas ela é uma indignada com isso, uma revoltada com isso. Você sente que ela é uma pessoa super inteligente, vital, vigorosa, mas ela fica procurando um herdeiro para o sonho do pai. O escândalo é porque ela é uma mulher muito visceral, muito pouco racional", avalia. Marta é filha de um reitor de universidade e, por isso, se empenha em cobrar que o marido seja o próximo no cargo.

Por outro lado, Jorge demonstra personalidade mais branda, apesar de ter características fortes, como indica o ator Daniel Dantas. "Ele é extremamente crítico e ácido nos comentários, mas ao mesmo tempo ele é um cara que, obviamente, está sofrendo", afirma.

Apesar da aparência de relacionamento perfeito, o jovem casal Nick e Mel dá sinais de que as coisas não caminham tão bem assim. Isso porque decidem participar dos jogos mentais e sexuais propostos pelo casal mais velho, ficando vulneráveis à realidade.

As situações vividas pelos dois casais em "Quem tem medo de Virginia Woolf?" evidenciam as atitudes tomadas no geral para que as pessoas mantenham seus relacionamentos. O diretor Victor Peralta ressalta que em sua própria vida já passou por aspectos das identidades dos personagens. "Eu já fui os quatro personagens. Em algum momento da minha vida fui um, em outro momento fui outro", indica.

Apesar de ser encaixada no gênero drama, a peça tem pitadas de sarcasmo, como esclarece Dantas. "É uma comédia baseada no fato de que a gente ri porque dói. Dos dramas que eu li é um dos que mais se aproximam da tragédia", analisa. A atriz Zezé Polessa reforça. "A peça tem jogos de palavras inteligentes. Acho que o espetáculo é um drama, mas rir facilita", conclui.

“Quem tem medo de Virginia Woolf?”, além de ter sido montada diversas vezes ao redor do mundo, também ganhou as telas do cinema em 1966, encenada por Elizabeth Taylor e Richard Burton. O filme foi vencedor do Oscar em cinco categorias.

Em relação às diversas montagens da peça, o diretor Peralta faz uma avaliação particular sobre essa última. "A diferença do que eu vi é que eu trabalhei o realismo da peça e não fiz uma versão dela. Eu amo o texto [original], então fui absolutamente fiel ao texto ou pelo menos tentei ser fiel ao [Edward] Albeel".

A quarta montagem de "Quem tem medo de Virgina Woolf?" foi traduzida por João Polessa Dantas. O espetáculo teve direção de arte de Gringo Cardia, iluminação de Maneco Quinderé, figurino de Marcelo Pies, visagismo de Fernando Torquatto, trilha sonora de Marcelo Alonso Neves, produção executiva de Carmem Oliveira e patrocínio do Projeto Cultural Vivo EnCena. 

Após temporadas no Rio de Janeiro e participação do Festival de Curitiba, a peça fica em São Paulo, no Teatro Raul Cortez, de 25 de abril a 27 de julho. Saiba mais sobre o espetáculo aqui.

Ouça a entrevista com os atores da peça.

Fechar (X)