Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Registro profissional é emitido pela internet para 14 profissões

Medida visa promover atendimento mais moderno e rápido

Ajustar texto A+A-

Registro profissional é emitido pela internet para 14 profissões

Por meio do sistema, o trabalhador poderá solicitar o cadastro, acompanhar o andamento do pedido e fazer a impressão do cartão.
(Arte/TUTU)

O cartão de registro profissional pode ser emitido pela internet para 14 profissões regulamentadas por lei federal, no portal do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). O novo processo substitui o antigo, que consistia em anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

A iniciativa tem como objetivo promover um atendimento mais moderno e rápido aos profissionais que solicitam o documento, além de aprimorar a segurança das informações e fornecer mecanismos hábeis de comprovação do registro. 

Por meio do sistema, o trabalhador pode solicitar o cadastro, acompanhar o andamento do pedido e fazer a impressão do cartão.

A FecomercioSP, vê a iniciativa como benéfica e dinâmica, tanto para o governo, que poderá fazer o arquivamento de dados de forma mais segura e organizada, quanto para o profissional, que evitará filas e lentidão no processo de registro de um documento imprescindível para o exercício do ofício.

Outro ponto que merece destaque é a segurança. O processo feito via internet contribuirá para barrar falsos profissionais e prestigiar aqueles que atuam de acordo com as leis. Para o empregador, o documento será útil na garantia de contratar um funcionário habilitado e também em casos de fiscalização do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Clique aqui e acesse a página de requisição.

Fechar (X)