Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Restos de MDF podem ser reaproveitados em móveis de apoio e decoração

Finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade utiliza descarte de móveis em projeto

Ajustar texto A+A-

Restos de MDF podem ser reaproveitados em móveis de apoio e decoração

A fabricação de móveis sob medida a partir de painéis de fibras de média densidade, do inglês Medium Density Fiberboard (MDF), gera uma grande quantidade de resíduos sólidos. O material costuma ser descartado e encaminhado para aterros sanitários ou incineradores. Pensando nisso, o professor Felipe Berndt Moreira, da Universidade Federal de Pelotas (RS), buscou uma alternativa de reaproveitamento que aliasse viabilidade econômica e proteção ao meio ambiente. O resultado foi o uso do material na fabricação de outros móveis de pequenas dimensões para apoio e decoração. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Academia, entre os professores

O professor explica que, se o material descartado pela indústria moveleira é incinerado, deve seguir padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), e as cinzas precisam receber tratamento especial. Assim, o reaproveitamento é uma solução vantajosa economicamente, além de ambientalmente responsável. 

Para os testes, Berndt usou uma pequena fábrica de móveis de Pelotas, na qual foi constatado que o descarte médio da matéria-prima era de 22,6%. Ou seja, quase um quarto de todo o MDF adquirido pela empresa era desperdiçado durante o processo de fabricação. 

Durante duas semanas, o professor armazenou os resíduos de painéis MDF oriundos da produção de móveis sob medida. Após esse período, o material foi coletado, pesado, quantificado, classificado e armazenado para posterior confecção do protótipo de produto secundário – uma mesa de apoio, construída a partir das aparas da madeira, aglutinadas por adesivo de contato. 

Berndt destaca que o reaproveitamento do material abre oportunidade de geração de emprego e renda. Ele reconhece que a quantidade de resíduos gerada por uma única empresa pode não ser significativa do ponto de vista do impacto ambiental, mas, no contexto nacional, isso se torna um problema de grandes proporções.

Com o 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, Berndt espera dar visibilidade ao projeto e atrair o interesse de investidores. “O maior desafio do projeto é a falta de recursos para investimento na produção — estrutura física e mão de obra”, explica. 

Fechar (X)