Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Ricos ainda pagam pouco imposto no Brasil, avalia professor de Columbia

Fernando Sotelino é um dos entrevistados pela FecomercioSP para série especial sobre entraves ao desenvolvimento brasileiro

Ajustar texto A+A-

Ricos ainda pagam pouco imposto no Brasil, avalia professor de Columbia

Por Alessandra Jarussi

“A carga tributária no Brasil é injusta. Realmente, os ricos pagam muito pouco imposto no Brasil”. A afirmação é de Fernando Sotelino, professor de Finanças Internacionais da Universidade de Columbia. Ele é um dos entrevistados pelo jornalista Adalberto Piotto para uma série especial da FecomercioSP, gravada nos Estados Unidos, no início do ano, que discute o ambiente político e econômico do País.

Sotelino acredita que não há soluções rápidas para o Brasil superar os entraves ao desenvolvimento, mas indica alguns pontos importantes nesse sentido. “O País deveria tentar migrar de um processo fiscal complicado, cheio de impostos indiretos, que aumentam o custo da produção, para impostos mais simplificados, quase na ponta do consumo”, sugere.

Sobre a questão previdenciária, ele acredita ser legítimo repensar a idade da aposentadoria, a pensão para a viúva e a aposentadoria integral.

“Menos burocracia vai ajudar, assim como um sistema fiscal mais eficiente, eliminar a corrupção e gastos desnecessários, além de elevar o nível de educação para um debate político mais rico”, resume o professor de Columbia.

A TV Folha exibe até junho uma série com 13 entrevistas, que constam do documentário produzido pela FecomercioSP. Assista, aqui, à entrevista com Fernando Sotelino, divulgada pela TV Folha.

Fechar (X)