Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Saiba quais são os critérios básicos para o bom atendimento do cliente

Entre as regras de ouro estão cordialidade e organização de processos

Ajustar texto A+A-

Saiba quais são os critérios básicos para o bom atendimento do cliente

Consumidores gostam de ser tratadas de forma mais individualizada e valorizam serviços customizados
(Arte TUTU)

A qualidade do atendimento é um dos principais fatores de influência para que um cliente compre (ou não) um produto ou serviço. É ainda mais importante na decisão de voltar ao estabelecimento. Especialistas no assunto alertam que o empreendedor precisa adotar um conjunto de cuidados, entre os quais estão a cordialidade e a organização dos processos.

Segundo o professor de marketing de serviços da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Roberto Gondo, a qualidade do atendimento está atrelada à capacidade de observação para identificar o que o cliente espera em todas as fases da compra.

O docente do curso de administração da ESPM, Alan Jesovzek Kuhar, diz que é fundamental treinar a equipe que exercerá a função. “As pessoas devem entender o que fazer ao atender o consumidor.”

Kuhar afirma que esse serviço necessariamente é prestado com base em processos pré-estabelecidos pela empresa, de acordo com o perfil do negócio e o tipo de produto ou serviço oferecido.

“Deve começar com os pequenos detalhes. Por exemplo: se foi feito um agendamento para um cliente ser atendido às 10h, o estabelecimento precisa estar pronto para recebê-lo pelo menos às 9h50”, comenta.

Público-alvo

Na opinião do especialista, o empresário precisa se organizar e fazer o que se propõe, ou seja, aquilo que a empresa “promete” ao consumidor, seja por meio de propagandas, seja apenas pelo estilo que adotou.

Segundo Kuhar, a captação do público-alvo requer estratégia para, antes de mais nada, identificá-lo. “Não tenha medo de, educadamente, desestimular um cliente, quando não puder oferecer o que ele procura”, diz o professor, que sugere o mesmo caso seja necessário afastar os “maus clientes”, uma vez que eles podem desmotivar o público-alvo.

Customização

Vale ressaltar que a personalização é um ponto chave nesse contexto. As pessoas gostam de ser tratadas de forma mais individualizada e valorizam serviços customizados. 

Atender esse critério pode parecer algo trabalhoso, que requer investimentos do empreendedor e ações altamente criativas. Na verdade, a customização pode estar em iniciativas simples, apenas com um toque de zelo, como explica Kuhar. “Um exemplo é servir o refrigerante em um copo de vidro com gelo e limão, em vez de apenas entregar ao cliente a latinha com um canudo.”

De acordo com Gondo, todas as dicas listadas são fundamentais também no pós-venda, uma vez que esta fase pode determinar a avaliação final do cliente, ainda que ele tenha sido bem atendido no momento da compra.

Confira mais orientações de Alan Jesovzek Kuhar:

Outras dicas estão disponíveis na Cartilha 10 passos para empreender melhor, que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mantém on-line para auxiliar os empresários.

Veja também:

Sete dicas para manter as contas em dia
https://www.fecomercio.com.br/noticia/sete-dicas-para-manter-as-contas-em-dia

Empreenda melhor - como manter equipes motivadas
https://www.youtube.com/watch?v=1GVW7YBKWss

Empreenda melhor – mantenha o estoque sob controle
https://www.youtube.com/watch?v=GA4tUiOCB-I&t=3s 

Empreenda melhor - como captar financiamento para capital de giro
https://www.youtube.com/watch?v=wJOkA7v0ZD0 

Empreenda melhor – como elaborar um plano de negócios nota 10
https://www.youtube.com/watch?v=25jGbTaA42Y&t=2s

Empreender melhor – A hora certa para fazer promoções e liquidações
https://www.youtube.com/watch?v=VTAAY6HfB1E

Empreenda melhor - Finanças do negócio versus finanças pessoais
https://www.youtube.com/watch?v=SV0EhNW51Wc

Fechar (X)