Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Saiba tudo sobre o pacote fiscal do Ministério da Fazenda

Programa Litígio Zero está entre as medidas detalhadas no Tome Nota de fevereiro

Ajustar texto A+A-

Saiba tudo sobre o pacote fiscal do Ministério da Fazenda
Os impactos das mudanças na atuação do Carf também são analisados na seção “Tribuna Contábil" (Arte: TUTU)

O pacote de medidas de recuperação fiscal federal divulgado recentemente pelo Ministério da Fazenda é o principal assunto da edição de fevereiro do Tome Nota, boletim produzido e editado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Entre as medidas está o Programa de Redução de Litigiosidade Fiscal (PRLF), ou simplesmente Litígio Zero, voltado para renegociação de dívidas tributárias. Também são detalhadas as medidas provisórias 1.159, do PIS/Pasep e da Cofins não cumulativos, e a 1.160, que alterou as regras de julgamento do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão de segunda instância dos tributos federais.

Outra pauta do boletim de interesse de empresários e contadores é o novo cronograma para o envio de eventos de e Saúde e Segurança do Trabalho (SST) ao eSocial. A publicação, que já abordou o tema na edição anterior, informa agora sobre a prorrogação do prazo para 1º de abril de 2023 do envio de informações sobre processos trabalhistas.

Os impactos das mudanças na atuação do Carf também são analisados na seção “Tribuna Contábil”, no artigo Mudanças temerárias, assinado por Márcio Olívio Fernandes da Costa, presidente do Conselho de Assuntos Tributários (CAT) da FecomercioSP e do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte (Codecon-SP).

A edição ainda trata da decisão da 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que excluiu da condenação imposta a uma microempresa do Rio Grande do Sul, o pagamento das férias e do décimo terceiro salário proporcionais requeridos por uma empregada demitida por justa causa.

Tome Nota é produzido mensalmente pela FecomercioSP. Veja aqui como acessar o conteúdo completo.

Gestão eficiente para a sua empresa

Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)