Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Setor de serviços paulista elimina mais de 134 mil empregos formais em um ano

Segundo a Entidade, de janeiro a outubro de 2016 foram 47 mil postos de trabalho extintos

Ajustar texto A+A-

Setor de serviços paulista elimina mais de 134 mil empregos formais em um ano

Das 12 atividades pesquisadas, 11 reduziram o estoque de empregos na comparação com outubro de 2015, com destaque para as atividades de transporte e armazenagem (-4,6%)
(Arte/TUTU)

Em outubro, o saldo de empregos formais no setor de serviços no Estado de São Paulo foi negativo em 4.346, resultado de 157.095 admissões e 161.441 desligamentos. Mesmo com mais uma redução de vagas, o resultado do mês é menos desfavorável do que o apurado em outubro de 2015 quando houve uma redução de 16.793 vagas. Nos dez primeiros meses do ano, o saldo ficou negativo em 47.066 empregos, e entre novembro de 2015 a outubro deste ano, 134.341 postos de trabalho foram fechados no setor de serviços paulista.

Os dados compõem a Pesquisa de Emprego no Setor de Serviços do Estado de São Paulo (PESP Serviços), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Ministério do Trabalho por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, calculado com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Das 12 atividades pesquisadas, 11 apresentaram queda no estoque de empregos na comparação entre outubro e o mesmo mês de 2015. Os destaques negativos foram as atividades de transporte e armazenagem (-4,6%) e profissionais, científica e técnica (-3,6%). Apenas o setor de serviços médicos, odontológicos e serviços sociais apresentou crescimento no período (+1,5%) do estoque de funcionários.

No caso das ocupações, em outubro, os trabalhadores dos serviços ligados a condutores de veículos e operadores de equipamentos perderam 1.618 vagas no mês, seguidos pelos trabalhadores nos serviços de proteção e segurança (-1.538 vagas).

Segundo a FecomercioSP, o desempenho do mercado de trabalho do setor de Serviços do Estado de São Paulo não é mais de grandes perdas mensais de vagas. Esta realidade se dá por uma estagnação do processo de diminuição dos quadros funcionais das empresas, que vem desde meados de 2015, e de uma reação das expectativas dos empresários, que vislumbram uma recuperação da economia em 2017.

Capital paulista
Foram eliminados 1.383 postos de trabalho no setor de serviços da cidade de São Paulo em outubro e no ano são 29.983 empregos formais a menos. No acumulado dos últimos 12 meses a redução chega a 58.401 empregos com carteira assinada, o que representa uma redução de 1,6% do estoque total de trabalhadores.

Das 12 atividades analisadas, sete eliminaram empregos com carteira assinada em outubro. O destaque negativo ficou por conta serviços administrativos e complementares, com 926 postos de trabalho a menos, seguido dos serviços de transporte e armazenagem, com -562 vagas. Por outro lado, o desempenho positivo ficou com os serviços médicos, odontológicos e serviços sociais, com +648 postos de trabalho gerados no mês.

Fechar (X)