Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Sistema que promove ação sustentável em cartórios rende vitória à Arisp no 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade na categoria Entidade Empresarial

Projeto de associação desenvolve ações a favor do meio ambiente nos 316 cartórios de registro de imóveis do Estado de São Paulo

Ajustar texto A+A-

Sistema que promove ação sustentável em cartórios rende vitória à Arisp no 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade na categoria Entidade Empresarial

Intenção da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo é adaptar os cartórios aos moldes sustentáveis
(Arte: TUTU)

A Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) decidiu inserir o conceito da sustentabilidade no cotidiano dos 316 cartórios de registro de imóveis do Estado de São Paulo. A tarefa rendeu ao projeto o 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade na categoria Entidade Empresarial.

A Arisp desenvolveu o Sistema de Gestão Ambiental Integrado (SGAI), em 2015. A iniciativa consiste no preenchimento de um formulário de levantamento ambiental no site sustentabilidade.registradores.org.br. Depois, o cartório recebe um relatório com sugestões de medidas práticas para minimizar ou neutralizar os impactos de seu trabalho diário ao meio ambiente.

Veja também:
Conheça os ganhadores do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

“Entre as ações estão a substituição de lâmpadas; a instalação de cisterna para captações de água de chuva e a perdida do sistema de ar condicionado; a substituição do papel comum pelo feito de bagaço de cana-de-açúcar; a instalação de secadores de mãos em substituição ao papel-toalha; e muitas outras ações que, além de minimizar impactos ao meio ambiente, reduzem os custos”, explica a gestora ambiental da associação, Veridiana Aguiar.

De acordo com a entidade, 6,8 mil funcionários e uma média de 31 mil pessoas que passam pelos cartórios diariamente são impactadas pelas ações socioambientais e de conscientização e preservação ambiental.

arisp_trofeuVeridiana Aguiar, gestora ambiental da Arisp, com o prêmio recebido na categoria Entidade Empresarial (Foto: Rubens Chiri)

Outra iniciativa da Arisp é a Floresta dos Registradores, que visa a neutralizar as emissões de CO₂ geradas pela atividade dos registradores imobiliários. Para isso, a associação fez parceria com a Green Farm CO2Free, um clube de sustentabilidade compartilhada localizado em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul. Lá, a Arisp plantou uma floresta em uma área de mata nativa com 43 mil metros quadrados, contemplando três biomas: Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.

A associação atua ainda em projetos de educação ambiental para 4 mil crianças; de preservação de animais silvestres; de criação de alevinos para repovoamento de rios; de conscientização de moradores de assentamentos de terra; e da produção de mais de 30 mil mudas de árvores nativas todos os anos.

Nos cartórios, também são divulgadas campanhas de vacinação contra gripe, febre amarela e dengue; Outubro Rosa; Setembro Amarelo; Dia Mundial do Meio ambiente; Campanha do Agasalho; entre outras.

Fechar (X)