Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Subproduto da mandioca gera etanol no interior da Bahia

Nova forma de se utilizar a manipueira agrada prefeituras e se mostra viável economicamente

Ajustar texto A+A-

Subproduto da mandioca gera etanol no interior da Bahia

Eliane Assunção, estudante de mestrado em bioenergia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Salvador, apresentou um projeto em cima de um produto muito comum no interior da Bahia, a manipueira, líquido amarelado resultante da prensa da mandioca.

Por viver em uma região muito ativa na produção de farinha e fécula de mandioca, Eliane se preocupou com o descarte da manipueira, agressiva ao meio ambiente. Seu projeto consiste em transformar esse líquido em etanol e teve apoio da micro destilaria Coopasub, localizada em Vitória da Conquista(BA).

Após a realização de testes, o projeto se mostrou viável financeira e mercadologicamente. Algumas prefeituras da região já estão interessadas em utilizar a nova tecnologia.

O Sebrae informa em seu site outras formas sustentáveis de utilizar a manipueira, como a transformação dele em adubo, pesticida, vinagre, ou até mesmo em tijolos.

Para mais informações sobre a reutilização do material clique aqui.

Fonte: EcoD

Fechar (X)