Sustentabilidade

22/09/2015

Sustentabilidade é oportunidade de negócios para as empresas

Desafio é trabalhar de forma integrada os aspectos ambientais, sociais e econômicos

Sustentabilidade é oportunidade de negócios para as empresas

É comum que as corporações vejam a sustentabilidade como conceito para definir ações voltadas exclusivamente ao meio ambiente. No entanto, trata-se da promoção do desenvolvimento ambiental, social e econômico de forma equilibrada. Por isso, é também uma estratégia de negócios capaz de tornar as instituições mais inovadoras, responsáveis e rentáveis.

O consultor em sustentabilidade da Uniethos Regi Magalhães argumenta que, embora o termo seja amplamente discutido nos últimos anos, as companhias e os governos ainda têm uma visão limitada sobre desenvolvimento sustentável. “Com frequência, a sustentabilidade não é englobada nas ações de negócios e essa visão precisa ser mudada".

Nesse sentido, Magalhães considera que reconhecer ações sustentáveis, como ocorre com o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, do qual o consultor será jurado, é uma maneira de fomentar essas iniciativas. “A realização de eventos como este dão visibilidade ao tema, mostram a possibilidade de inovação e despertam interesse”, diz o especialista.

Magalhães frisa que a gestão sustentável gera oportunidade de negócios e vagas de emprego, além de movimentar a economia. Segundo ele, o grande investimento necessário é em educação por meio da transmissão de informações corretamente.

“Sem informação não se tem acesso aos recursos para atitudes verdadeiramente sustentáveis para a sociedade”, afirma o jurado, referindo-se ao engajamento de empresas e governos e lamentando que as cidades brasileiras ainda tenham problemas de base, como ausência de tratamento de esgoto e de coleta seletiva.