Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Tecnologia pode auxiliar a formação e especialização dos profissionais

Assunto será abordado por especialistas em evento realizado pela FecomercioSP no próximo dia 30 de outubro, na sede da Entidade

Ajustar texto A+A-

Tecnologia pode auxiliar a formação e especialização dos profissionais

José Dion Melo Teles, engenheiro formado no ITA e consultor será mediador do painel “A educação do futuro à luz das tecnologias emergentes”
(Arte/TUTU)

Por Jamille Niero

A tecnologia impacta não só nas relações no ambiente profissional como também na formação e especialização dos profissionais que entram ou já estão no mercado de trabalho.

Um exemplo são os simuladores – games ou programas que reproduzem ambientes físicos e situações – já usados na formação de alguns profissionais. Na mesma linha, estão as aulas à distância, ministradas em vídeos que são acessados pelos estudantes por meio de computadores em dias e horários flexíveis.

“O processo que usa a tecnologia digital com telecomunicações vai criar uma nova geração de professores e alunos com taxa de aulas presenciais, em geral, pequena em relação ao total de horas de aula”, comenta o engenheiro José Dion Melo Teles, consultor da Innova Tecnologia.

O profissional destaca que a crise atual está gerando um nível maior de desemprego para profissionais com mais especialização do que aqueles com ensino básico. “Estamos indo para um futuro no qual o diploma não será mais necessário, no qual cada tipo de perfil profissional tem aspirações diferentes. A educação dessas pessoas, não necessariamente com diploma, vai se diluindo na medida em que as pessoas trabalham em conjunto em redes colaborativas e que vão operando dentro da dinâmica tecnológica em um aprendizado continuado, com base no desenvolvimento de competências. Aprendizado por ciclos aos poucos vai caindo de uso”, diz.

Segundo Teles, a tecnologia tem vários degraus de domínio. O primeiro é aquele em que as pessoas são usuárias – entram nessa categoria quem usa o micro-ondas, o automóvel moderno, entre outros. O segundo passo é o know-how, quando o indivíduo domina a produção de algo tecnológico que já foi desenvolvido por alguém. A última etapa é o desenvolvimento da tecnologia, ou seja, é quando o indivíduo projeta, escolhe materiais e tem o domínio de criar.

Evento 

O engenheiro participará como mediador do painel “A educação do futuro à luz das tecnologias emergentes”, em evento que será realizado pela FecomercioSP no próximo dia 30. Teles, que é profissional formado pelo Instituto de Tecnologia Aeronáutica, abordará neste painel os desafios das instituições de ensino em formar empreendedores, usando a tecnologia e a inovação a seu favor.

Também farão parte do painel, como debatedores, Carlos Alberto Lima da Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (CIATEC), e Ozires Silva, fundador da Embraer e atual reitor da Unimonte, em Santos-SP.

O evento “O futuro do trabalho: por que ter medo das novas tecnologias?” será gratuito e acontecerá das 8h30 às 13h30, na sede da FecomercioSP, em São Paulo.

Para participar, faça aqui sua inscrição.

Fechar (X)