Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Varejo da região de Guarulhos fechou 1.110 vagas com carteira assinada em janeiro, aponta FecomercioSP

Apesar da extinção de vagas no mês, estoque de trabalhadores cresceu 1,8% em relação a janeiro de 2017, o melhor resultado entre as regiões analisadas

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 9 de abril de 2018 – O comércio varejista da região de Guarulhos fechou 1.110 postos de trabalho formais em janeiro, resultado de 3.348 admissões contra 4.458 desligamentos. No acumulado dos últimos 12 meses, no entanto, foram criadas 1.849 vagas celetistas. Com isso, o varejo da região encerrou o mês com um estoque ativo de 103.667 trabalhadores formais, alta de 1,8% em relação a janeiro de 2017, o melhor desempenho entre as 16 regiões pesquisadas. 

As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Entre as novas atividades analisadas, cinco apresentaram variação positiva no estoque de empregados em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2017. Os destaques foram para os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento (6,9%); e de supermercados (5,5%). As maiores taxas de retração, porém, foram registradas pelas atividades de lojas de móveis e decoração (-6,6%); e de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-2,5%).

Desempenho estadual

Após seis meses de resultados positivos, o comércio varejista do Estado de São Paulo voltou a eliminar postos formais de trabalho. Em janeiro, foram extintas 17.874 vagas com carteira assinada, resultado de 67.692 admissões e 85.566 desligamentos. Dessa forma, o varejo paulista encerrou o mês com um estoque ativo de 2.071.335 vínculos celetistas, leve alta de 0,2% em relação a janeiro do ano passado.

Em janeiro, os principais responsáveis pelo saldo geral negativo foram as lojas de vestuário, tecidos e calçados (-10.828 vagas) e os supermercados (-7.281 vagas), enquanto o varejo de materiais de construção e de autopeças e de acessórios geraram 684 e 293 empregos com carteira assinada, respectivamente.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, ainda que o número de vagas fechadas no mês tenha sido maior do que o apurado no mesmo período de 2017, é importante ressaltar que o ajuste do quadro funcional varejista após o Natal teve início já em dezembro de 2016, quando pouco mais de 5 mil empregos foram extintos, seguido pela eliminação de mais 16.352 vínculos formais em janeiro de 2017. Em dezembro de 2017, o saldo foi positivo em 925 empregos, o que não acontecia desde dezembro de 2010, fazendo com que o desligamento dos colaboradores contratados para o fim de ano se concentrasse em janeiro de 2018. 

No acumulado dos últimos 12 meses, foram abertos 4.804 postos de trabalho, impulsionados pelos segmentos de supermercados (+7.465 vagas) e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (+4.791 vagas). Em termos proporcionais, destaca-se também as farmácias e perfumarias, cujo número total de empregos formais cresceu 2,6% em relação a janeiro de 2017.

A Entidade ressalta ainda que, sazonalmente, o desempenho do mercado de trabalho formal varejista em janeiro é de retração, tanto que o setor registrou mais desligamentos do que admissões nas 16 regiões analisadas, com destaques para a capital (-5.582 vagas) e para Campinas (-2.003 empregos). Passada a melhor data para o varejo (Natal) e as liquidações de início de ano, é natural que isso ocorra e não reverta o cenário positivo projetado para o varejo este ano.

Região de Guarulhos

Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel, Suzano.

Nota metodológica

A Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP) analisa o nível de emprego do comércio varejista. O campo de atuação está estratificado em 16 regiões do Estado de São Paulo e nove atividades do varejo: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamento; materiais de construção; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; supermercados; e outras atividades. As informações são extraídas dos registros do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 

Fechar (X)