Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Varejo da região de Marília fatura R$ 1,0 bilhão em fevereiro, a maior cifra registrada para o mês desde 2008, aponta FecomercioSP

Segundo pesquisa da Entidade, vendas no comércio varejista registraram alta de 8,7% em relação ao mesmo mês de 2016, o melhor desempenho do Estado

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 26 de maio de 2017 – Em fevereiro, o comércio varejista na região de Marília registrou faturamento real de R$ 1,0 bilhão, crescimento de 8,7% na comparação com o mesmo mês de 2016 – o melhor desempenho do Estado de São Paulo. No acumulado dos últimos 12 meses, houve alta de 6,4%.Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Mesmo com o bom desempenho no mês, cinco das nove atividades pesquisadas apresentaram retração no faturamento em relação a fevereiro de 2016. As maiores quedas foram vistas nos segmentos de concessionárias de veículos (-15,5% e impacto negativo de 1,1 ponto porcentual (p.p.) para o resultado geral), materiais de construção (-12% e impacto de -0,8 p.p.) e lojas de móveis e decoração (-10,7% e contribuição de -0,1 p.p.).

Em contrapartida, os segmentos de supermercados (16,6% e colaboração de 6,7 p.p.), autopeças e acessórios (50,7% e impacto de 1,9 p.p.) e farmácias e perfumarias (19,3% e contribuição de 1,2 p.p.) apresentaram as altas mais expressivas e garantiram o bom desempenho do varejo da região de Marília.

pccv_marilia2017 

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o comércio de Marília continua na tendência positiva se destacando das demais regiões do Estado e, dessa vez, registrou o seu maior faturamento para o mês desde o início da série histórica em 2008. Um dos motivadores desse desempenho positivo que conseguiu ampliar o nível de consumo na região são os bons números do agronegócio, com preços de algumas commodities em alta (como laranja e açúcar) e safra positiva.

Desempenho estadual
As vendas no comércio varejista do Estado de São Paulo registraram queda de 0,8% em fevereiro, na comparação com mesmo mês de 2016. O resultado, porém, não interrompe a série de crescimento no faturamento do setor, pois deve-se considerar o efeito calendário já que ano passado foi bissexto, ou seja, um dia a mais em fevereiro. Vale destacar que a média diária das vendas reais em fevereiro de 2017 foi 2,7% superior a fevereiro do ano passado, o que torna o resultado de -0,8% mais favorável do que pode parecer com a análise isolada do número. Assim, o varejo paulista registrou faturamento real de R$ 45,3 bilhões no mês, R$ 370,9 milhões abaixo do valor apurado em fevereiro de 2016. No acumulado dos dois primeiros meses deste ano, as vendas no varejo cresceram 1,7%, em termos reais, o que representa R$ 1,6 bilhão a mais de receita. Considerando os últimos 12 meses, o setor apresentou alta de 0,5% nas vendas.

Entre as 16 regiões analisadas pela Federação, sete apresentaram crescimento no faturamento real na comparação com o mesmo mês de 2016, com destaque para Marília (8,7%), Araraquara (8,2%) e Ribeirão Preto (4,4%). As maiores quedas nas vendas foram registradas nas regiões de Osasco (-12,3%), Bauru (-7%) e Litoral (-5,5%)

Das nove atividades pesquisadas, três mostraram aumento em seu faturamento real em fevereiro, na comparação com mesmo mês de 2016: farmácias e perfumarias (16,1%), autopeças e acessórios (13,0%) e outras atividades (0,9%). Essas altas contribuíram para o resultado geral com 1,6 ponto porcentual (p.p.).

As retrações registradas pelos setores de concessionárias de veículos (-8,6%), eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-5,7%) e supermercados (-1,4%) foram determinantes para o desempenho negativo impactando com-1,9 p.p. no resultado geral.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, o varejo deu andamento no mês a um processo de lenta recuperação de seu movimento, como vinha sendo observado desde novembro. Até o momento, há uma combinação positiva de elementos determinantes para o comércio varejista que acabam por fundamentar a melhora nos indicadores de confiança dos consumidores e empresários, constatada há meses pela Federação. São eles: a queda da inflação ( que está convergindo para o centro de sua meta anual), o ciclo de cortes na taxa básica de juros e a elevação na renda agrícola por causa do forte aumento de exportações de commodities (onde São Paulo tem grande presença).

Delegacia Regional Tributária Marília
Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Arco-Íris, Assis, Bastos, Bernardino de Campos, Borá, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Canitar, Chavantes, Cruzália, Echaporã, Espírito Santo do Turvo, Fartura, Fernão, Florínea, Gália, Garça, Herculândia, Iacri, Ibirarema, Ipaussu, Júlio Mesquita, Lupércio, Lutécia, Manduri, Maracaí, Marília, Ocauçu, Óleo, Oriente, Oscar Bressane, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Piraju, Platina, Pompéia, Quatá, Queiroz, Quintana, Ribeirão Do Sul, Salto Grande, Santa Cruz Do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Sarutaia, Taguaí, Tarumã, Tejupa, Timburi, Tupã, Vera Cruz.

Nota metodológica
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e nove setores (autopeças e acessórios, concessionárias de veículos, farmácias e perfumarias, lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamentos, lojas de móveis e decoração, lojas de vestuário, tecidos e calçados, materiais de construção, supermercados, entre outras atividades).

Os dados brutos são tratados tecnicamente para apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado.

Fechar (X)