Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Varejo elimina 12.845 postos de trabalho em um ano e estoque de emprego recua 1,9%

No acumulado de 2015, a queda do estoque de emprego já atinge 2,3%, aponta pesquisa realizada pela FecomercioSP

Ajustar texto A+A-

Varejo elimina 12.845 postos de trabalho em um ano e estoque de emprego recua 1,9%

O varejo paulistano fechou em setembro 2.766 vagas, resultado de 23.463 admissões contra 26.229 desligamentos. No acumulado de 2015, a queda do estoque de emprego já atinge 2,3%, com a eliminação de 15.842 postos de trabalho. Em relação ao mesmo mês de 2014, houve variação negativa de 1,9%, o que representa uma redução na ocupação formal de 12.845 empregados. Na comparação com agosto, o estoque de trabalhadores na capital paulista registrou recuo de 0,4% e, com isso, contabilizou 664.426 empregados no varejo da capital em setembro.
 
Os dados são da pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no estado de São Paulo, calculado com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
 
Das nove atividades analisadas, sete apresentaram desempenho negativo na comparação anual. Entre elas, destacam-se: Concessionárias de veículos (-7,6%) e Lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-4,3%). Por outro lado, apenas Farmácias e perfumarias (2,9%) e Supermercados (1,2%), setores que ainda apresentam alta das vendas criaram empregos no período.
 
Desempenho Estadual
Após o saldo positivo de agosto, o comércio varejista do Estado de São Paulo voltou a eliminar postos de trabalho em setembro. No mês, foram encerradas 7.968 vagas em razão de 76.362 admissões contra 84.330 desligamentos, o que resultou em um estoque formal de 2.129.622 empregados, - valor 0,4% inferior ao registrado no mês anterior. Nos primeiros nove meses do ano, foram fechados 60.848 postos de trabalho no varejo paulista. Em relação a setembro do ano passado, são 38.038 empregos a menos, o que levou a uma retração de 1,8% no estoque de empregados formais nesta base de comparação.
 
Segundo a assessoria econômica da Federação, o cenário do emprego no varejo continua se agravando e, desde maio, o estoque de trabalhadores está abaixo da quantidade verificada nos mesmos meses do ano anterior. Em agosto, a queda interanual era de 1,3% e, em setembro, acelerou para -1,8%. Outro agravante foi o número de trabalhadores admitidos no mês (76.362), o menor desde abril de 2009.
 
Das nove atividades analisadas pela FecomercioSP, sete registraram eliminação de vagas em setembro em relação ao mesmo mês do ano anterior, sendo que as quedas mais expressivas da ocupação formal, mais uma vez, foram observadas nos segmentos de Concessionárias de veículos (-7,5%) e Lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamentos (-5%).
 
Apenas os setores de Farmácias e perfumarias e de Supermercados, que ainda registram crescimento das vendas, apresentaram aumento no montante de empregados em relação a setembro do ano passado (2,7% e 1,3%), respectivamente.
 
A assessoria econômica da FecomercioSP aponta que o desempenho do mercado de trabalho no varejo paulista é reflexo direto da retração no consumo das famílias e aumento dos custos operacionais para os empresários. A expectativa é que o cenário não se altere a curto prazo, e os próximos dois meses devem registram saldo positivo por causa das contratações temporárias do fim de ano. Ainda assim, os resultados devem ser inferiores aos observados no final de 2014.
 
 

Fechar (X)