Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Varejo na região de São José do Rio Preto abre 448 vagas com carteira assinada em agosto

Segundo a FecomercioSP, setor encerrou o mês com estoque ativo de 79.807 trabalhadores formais

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 26 de outubro de 2018 – O comércio varejista na região de São José do Rio Preto abriu 448 vagas com carteira assinada em agosto, resultado de 2.830 admissões contra 2.382 desligamentos. Nos oito primeiros meses do ano, foram extintos 905 empregos celetistas. No acumulado de 12 meses, porém, 92 vínculos foram criados. Com isso, o varejo rio-pretense encerrou o mês com estoque ativo de 79.807 trabalhadores formais, alta de 0,1% em relação ao mesmo período de 2017. 

As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Entre as nove atividades analisadas, quatro sofreram queda no estoque de trabalhadores formais em relação a agosto do ano passado, com destaque para lojas de vestuário, tecidos e calçados (-1,6%) e outras atividades e autopeças e acessórios (ambas com -1,2 %). Em contrapartida, os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (2,7%) e de concessionárias de veículos (1,1%) obtiveram as maiores variações positivas na mesma base comparativa. 

Desempenho estadual

O comércio varejista no Estado de São Paulo voltou a abrir novos postos de trabalho em agosto, após três meses de baixas. No mês, foram criados 8.862 empregos formais, resultado de 75.979 admissões e 67.117 desligamentos. Foi o melhor saldo para agosto desde 2014. Com esse desempenho, o setor encerrou agosto com um estoque ativo de 2.064.167 de vínculos empregatícios, leve queda de 0,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Entretanto, no acumulado dos últimos 12 meses, 1.741 vagas foram eliminadas. 

Em agosto, as nove atividades analisadas registraram crescimento do estoque de empregados, com destaque para supermercados, com geração de 4.782 novas vagas. 

No comparativo anual, quatro das nove atividades analisadas apontaram crescimento do estoque de empregados em relação ao mesmo mês do ano anterior, com destaque para os segmentos de farmácias e perfumarias (1,9%) e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (1,8%). Por outro lado, os setores de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-2,4%) e lojas de móveis e decoração (-1,4%) sofreram as maiores quedas na mesma base comparativa. 

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, em agosto, sazonalmente há geração de vagas, visto que o número de desligamentos de trabalhadores é mais baixo nesse mês. Isso acorre porque o período antecede a data-base de boa parte da categoria, em 1° de setembro. Conforme a lei, se o empregado for dispensado sem justa causa no período de 30 dias que antecede sua correção salarial, terá direito à indenização adicional equivalente a um salário mensal. Esse aumento de custo à dispensa desestimula o empresário do varejo a demitir sem justa causa, e, por isso, os 67.117 desligados em agosto é o menor patamar mensal de 2018 até agora. Assim, a geração de vagas se alavanca. Além desse processo, são notáveis as boas perspectivas que marcam normalmente o segundo semestre para o varejo, muito influenciado pela injeção do décimo terceiro salário, avalia a Federeção. 

A Entidade ressalta sobre as contratações de trabalhadores temporários para as vendas de fim de ano. A FecomercioSP sugere que o empresário faça seu planejamento do quadro funcional para avaliar a necessidade de admissões, assim como as possibilidades dos tipos de jornadas de trabalho e suas peculiaridades e regramentos: trabalho temporário, contrato por tempo determinado, contratação direta, modalidade intermitente e contrato com jornadas especiais. 

Região de São José do Rio Preto

Adolfo, Altair, Álvares Florence, Américo de Campos, Aparecida d'Oeste, Ariranha, Aspásia, Bady Bassitt, Bálsamo, Cajobi, Cardoso, Catanduva, Catiguá, Cedral, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Elisiário, Embaúba, Estrela d'Oeste, Fernandópolis, Guapiaçu, Guaraci, Guarani d'Oeste, Ibirá, Icem, Indiaporã, Ipiguá, Irapuã, Itajobi, Jaci, Jales, José Bonifácio, Macaubal, Macedônia, Marapoama, Marinópolis, Mendonça, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Mirassol, Mirassolândia, Monções, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nhandeara, Nipoã, Nova Aliança, Nova Canaã Paulista, Nova Granada, Novais, Novo Horizonte, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Ouroeste, Palestina, Palmares Paulista, Palmeira d'Oeste, Paraíso, Paranapuã, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Pindorama, Planalto, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Potirendaba, Riolândia, Rubineia, Sales, Santa Adélia, Santa Albertina, Santa Clara d'Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita d'Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, São José do Rio Preto, Sebastianópolis do Sul, Severínia, Tabapuã, Tanabi, Três Fronteiras, Turmalina, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urânia, Urupês, Valentim Gentil, Vitória Brasil, Votuporanga. 

Nota metodológica

A Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo) analisa o nível de emprego do comércio varejista. O campo de atuação está estratificado em 16 regiões do Estado de São Paulo e nove atividades do varejo: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos; materiais de construção; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; supermercados; e outras atividades. As informações são extraídas dos registros do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Fechar (X)