Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Varejo paulista deve avaliar necessidade de ajuste no quadro funcional

Desligamentos são comuns no primeiro trimestre de cada ano, após o aumento das contratações de funcionários temporários para o Natal

Ajustar texto A+A-

Varejo paulista deve avaliar necessidade de ajuste no quadro funcional

Setor gerou quase 4 mil vagas apenas em dezembro de 2018, puxado pelos supermercados e pelas lojas de vestuário, tecido e calçados
(Arte: TUTU)

O varejo paulista gerou quase 4 mil vagas com carteira assinada em dezembro de 2018. Neste início de ano, os empresários do setor precisam avaliar o quadro funcional da empresa. Essa análise é comum no primeiro trimestre de cada ano, um ajuste necessário após o aumento das contratações de funcionários temporários para o Natal.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) alerta que desligamentos também pedem planejamento e são fator importante para o lado financeiro da empresa. A Entidade indica que os gestores façam a análise quantitativa e qualitativa dos colaboradores para verificar se o atual tamanho do quadro atende de forma correta e produtiva os clientes em 2019.

Veja também:
Crescente intenção de consumo das famílias deve beneficiar a venda de bens duráveis
Empresário do setor de serviços deve traçar estratégia de venda com base nas necessidades dos consumidores
Setor de turismo abre novos postos de trabalho pelo segundo mês consecutivo em novembro, aponta FecomercioSP

O setor criou, em dezembro, 3.965 empregos, resultado de 74.426 admissões e 70.461 desligamentos. Com isso, o estoque ativo do varejo paulista atingiu 2.101.748 vínculos empregatícios ativos, o maior desde janeiro de 2016. Ao observar dados apenas dos meses de dezembro, constata-se que, em 2018, houve o melhor resultado desde 2007. As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo), realizada mensalmente pela FecomercioSP.

A pesquisa é feita com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e no impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, calculado com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O resultado de dezembro foi puxado pelos supermercados e pelas lojas de vestuário, tecido e calçados, que geraram 2.132 vagas e 3.411 vagas, respectivamente. A maior redução ocorreu no grupo outras atividades, com o corte de 1.119 vagas.

No acumulado dos 12 meses de 2018, o setor abriu 12,539 mil vagas. Esse é o melhor fechamento anual desde 2014, impulsionado pelos supermercados (6.898 vagas) e farmácias e perfumarias (4.268 vagas). Em contrapartida, as maiores perdas ocorreram no varejo de materiais de construção (-1.070 vagas) e lojas de vestuário, tecido e calçados (-1.624 vagas).

Desempenho por região
No mês de dezembro, os melhores resultados se concentraram no Litoral (1.240 vagas) e na região de Taubaté (943 vagas). As maiores retrações foram registradas nas regiões de Guarulhos (116 vagas) e de Osasco (164 vagas).

No acumulado do ano, os destaques positivos ficam por conta da capital (3.305 vagas), de Osasco (2.396 vagas) e da região de Ribeirão Preto (2.611 vagas). No período, Araçatuba eliminou 294 vagas no comércio varejista, o pior resultado.

Fechar (X)