Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Varejo paulista encerra 46,7 mil postos formais de trabalho no primeiro trimestre do ano, aponta FecomercioSP

Segundo a Federação, comércio varejista do Estado de São Paulo registrou estoque de 2.083.311 funcionários ativos em março, o menor valor desde julho de 2012

Ajustar texto A+A-

Varejo paulista encerra 46,7 mil postos formais de trabalho no primeiro trimestre do ano, aponta FecomercioSP

Pelo quarto mês seguido houve retração do estoque de emprego no comércio varejista, com mais de 13 mil postos extintos apenas em março
(Arte/TUTU)

Em março, o comércio varejista no Estado de São Paulo eliminou 13.277 empregos com carteira assinada, resultado de 76.400 admissões e 89.677 desligamentos. Esse é o pior saldo para o mês desde o início da apuração dos dados pelo Ministério do Trabalho, em 2007. Com isso, o estoque ativo de trabalhadores do varejo paulista atingiu 2.083.311 no mês, o patamar mais baixo desde julho de 2012, quando eram 2.082.953 funcionários ativos no setor. 

Somente no primeiro trimestre deste ano foram encerrados 46.718 postos formais no varejo. No mesmo período de 2015 o saldo negativo do setor ficou em 35.166 empregos com carteira assinada, ou seja, neste ano houve 32,8% mais fechamentos de postos de trabalho nos primeiros três meses do ano. Já nos últimos 12 meses foram extintos 71.993 vínculos empregatícios no comércio varejista. Entre abril de 2014 e março de 2015, por exemplo, ainda havia um saldo positivo de 9.282 vagas. 

Os dados compõem a Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, calculado com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 

Das nove atividades pesquisadas, sete apresentaram queda no estoque de empregos formais em março na comparação com o mesmo mês de 2015. Os destaques negativos foram registrados nos setores de concessionárias de veículos (-9%) e de lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamento (-8,4%). Apenas os segmentos de farmácias e perfumarias (2,3%) e supermercados (0,1%) apresentaram elevação nos estoques de funcionários em relação a março do ano passado.   

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, nem mesmo a Páscoa - que poderia alavancar um saldo positivo ou, ao menos, interromper os sucessivos saldos negativos nas cadeias de supermercados - foi capaz de amenizar o desempenho negativo do mercado de trabalho formal do varejo do Estado de São Paulo em março. Pelo quarto mês seguido houve retração do estoque de emprego no comércio varejista, com mais de 13 mil postos extintos apenas em março. No mês, todas as atividades econômicas analisadas registraram saldo negativo e todas as regiões paulistas viram seu varejo reduzir o total de trabalhadores ativos.  

Com relação aos dados por ocupações, as funções que mais perderam foram os vendedores e demonstradores, com a eliminação de 3.976 postos de trabalho em março. A segundamaiorredução ocorreu com os escriturários, com eliminação de 1.087 empregos, seguidos pelos gerentes de operações (-779 vagas). 

A Entidade explica que o movimento do mercado de trabalho é resultado direto da diminuição da receita de vendas do comércio varejista. Esse movimento, por sua vez, terá impacto no consumo futuro das famílias e, consequentemente, nas vendas do varejo, que tendem a continuar em queda, realimentando o ciclo negativo no mercado de trabalho do setor. Já em abril, a previsão da FecomercioSP é de que até os supermercados registrarão saldo negativo no acumulado de doze meses, de modo que as farmácias e perfumarias serão a única atividade a ainda gerar vagas de trabalho no varejo do estado na comparação com 2015. 

Varejo paulistano
A ocupação formal no comércio varejista da capital paulista atingiu 650.497 empregados em março, queda de 0,5% na comparação com o mês anterior, resultado da eliminação de 3.313 postos profissionais com carteira assinada no mês. O saldo dos últimos 12 meses foi negativo em 19.453 empregos - o que levou à diminuição de 2,9% do estoque total na comparação com março de 2015. 

Das nove atividades pesquisadas, os destaques negativos de março ficaram por conta dos setores de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-896 vagas) e de lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamento (-754). Por outro lado, apenas o segmento de farmácias e perfumarias (53 vagas) apresentou saldo positivo no mês. 

Fechar (X)