Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Varejo paulista fecha 46 mil vagas nos primeiros três meses de 2016

Segundo pesquisa da FecomercioSP, setor registrou em março o menor estoque de funcionários ativos desde julho de 2012

Ajustar texto A+A-

Varejo paulista fecha 46 mil vagas nos primeiros três meses de 2016

Movimento do mercado de trabalho é resultado direto da diminuição da receita de vendas do comércio varejista
(Arte/TUTU)

O comércio varejista no Estado de São Paulo eliminou 46.718 postos de trabalho formais nos três primeiros meses de 2016, de acordo com a Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Levando em conta apenas o mês de março, o resultado do mercado de trabalho no estado também é negativo. Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, nem mesmo a Páscoa - que poderia alavancar um saldo positivo ou, ao menos, interromper os sucessivos saldos negativos nas cadeias de supermercados - foi capaz de amenizar esse desempenho negativo. Pelo quarto mês seguido houve retração do estoque de emprego no comércio varejista.

A Entidade explica que o movimento do mercado de trabalho é resultado direto da diminuição da receita de vendas do comércio varejista. Esse movimento, por sua vez, terá impacto no consumo futuro das famílias e, consequentemente, nas vendas do varejo, que tendem a continuar em queda.

Veja no infográfico abaixo os fatores que influenciaram esse resultado negativo:

7650_info

Confira também o desempenho do mercado de trabalho formal no setor em 15 regiões do Estado:

ABCD
Araçatuba
Araraquara
Bauru
Campinas
Guarulhos
Jundiaí
Litoral
Marília
Osasco
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
Sorocaba
Taubaté

Fechar (X)