Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Varejo paulista inicia 2016 com 20 mil postos de trabalho a menos

Número de contratações é o menor desde dezembro de 2008, aponta pesquisa da FecomercioSP

Ajustar texto A+A-

Varejo paulista inicia 2016 com 20 mil postos de trabalho a menos

Sete atividades reduziram o estoque de empregos na comparação com o mesmo mês de 2015
(Arte/TUTU)

O comércio varejista no Estado de São Paulo iniciou este ano com mais de 20 mil postos de trabalhos a menos. O número visto em janeiro é também o menor em contratações desde dezembro de 2008. A baixa admissão do mês também ajudou a registrar o menor estoque de funcionários no segmento desde setembro de 2012, com o total de 2.109.953 empregados. 

Como o desempenho do mercado de trabalho em janeiro de 2015 foi pior que o registrado em janeiro de 2016, a variação do estoque ativo de trabalhadores neste mês mostrou leve melhora em relação à comparação interanual de dezembro. De qualquer forma, a quantidade de vagas fechadas nos primeiros 31 dias do ano foi a maior dos últimos 12 meses. 

Os dados compõem a Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, calculado com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 

Entre as nove atividades pesquisadas em janeiro, sete apresentaram diminuição no estoque de empregos na comparação com o mesmo mês de 2015. No sentido contrário, apenas dois segmentos registraram elevação nos estoques de funcionários. 

Confira abaixo os números do mês do mercado de trabalho no varejo paulista:

 7195_infogrfico

Veja também os dados do mercado de trabalho em janeiro por região:

ABCD

Araçatuba

Araraquara

Bauru

Campinas

Guarulhos

Jundiaí

Litoral

Marília

Osasco

Presidente Prudente

Ribeirão Preto

São José do Rio Preto

Sorocaba

Taubaté

Fechar (X)