Economia
13/05/2014Vendas do Dia das Mães caem 2,4% em São Paulo
Sondagem da FecomercioSP revela faturamento do varejo paulistano menor neste ano em comparação com 2013
O comércio da cidade de São Paulo registrou no Dia das Mães vendas 2,4% menores que em 2013. É o que revela a sondagem feita nos dias 12 e 13 de maio, com 80 empresários, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Apesar de negativo, o resultado foi melhor do que a previsão dos comerciantes paulistanos, que esperavam por uma queda de faturamento de 6%.
Boa parte dos empresários preferiu não arriscar investindo em ações promocionais para o Dia das Mães. Apenas 38% fizeram algum tipo de promoção, contra os 52% que realizaram no mesmo período do ano passado. A ação promocional preferida neste ano foi a de vender produtos com descontos especiais (63%), seguida por "ofertas relâmpago" (21%) e por sorteios de prêmios ou distribuição de brindes (16%). O Investimento em publicidade também foi pouco utilizado pelos varejistas: somente dois em cada dez.
A sondagem da FecomercioSP ainda revelou que 68% das compras foram pagas com cartão de crédito. O pagamento à vista - em dinheiro, em cheque e em cartão de débito - foi escolhido por 30% dos consumidores. O restante das preferências foi dividido entre cheque pré-datado e crediário, com 1% cada.
Entre o ano passado e este, houve queda da quantidade de comerciantes que contrataram mão de obra temporária para a data comemorativa - que é a segunda mais importante, atrás apenas do Natal -, de 12% em 2013 para 8% no atual período. Também diminuiu a possibilidade de efetivação desses funcionários, de 75% para 50%.
Para os economistas da Federação, o desempenho do comércio começa a ser impactado pela desconfiança dos consumidores sobre o cenário econômico nacional. Diante de um contexto com taxas de juros crescentes e inflação alta, a perspectiva para 2014, ainda de acordo com a Entidade, é de que o consumo seja freado.
A sondagem realizada pela FecomercioSP é um levantamento estatístico que abrange um universo restrito de empresas e tem como objetivo ganhar agilidade para monitorar uma situação atual e apontar tendências. Levantamentos desse tipo produzem sinalizações econômicas poucos dias após a coleta de dados e, por isso, são utilizadas no mundo inteiro como indicadores de atividade de mercado. Para a sondagem do Dia das Mães, a coleta foi feita em apenas setores que estão relacionados à data.
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