Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Conselho de Assuntos Tributários

CAT debate importância do compliance fiscal nas empresas

Segundo o advogado tributarista Luis Carlos Szymonowicz, ter o controle sobre o pagamento de impostos é fundamental para o empresário planejar o futuro

Ajustar texto: A+A-

CAT debate importância do compliance fiscal nas empresas

Presidente do CAT, Márcio Olívio da Costa, coordenou o debate sobre compliance fiscal
(Arte/Tutu)

Por Filipe Lopes

O Conselho de Assuntos Tributários (CAT) recebeu, durante reunião ocorrida na última quarta-feira (11), na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o advogado tributarista Luis Carlos Szymonowicz, que jogou luz sobre o tema compliance fiscal nas empresas. A reunião foi mediada pelo presidente do CAT e presidente do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte de São Paulo (Codecon-SP), Márcio Olívio Fernandes da Costa.

O termo inglês compliance significa conformidade, ou seja, aderir a um programa de compliance fiscal em uma empresa é ter o controle sobre todas as obrigações tributárias que o negócio deve lidar. “Essa gestão garante diversos benefícios ao empresário como reduzir os riscos com penalidades, ganhar mais agilidade nos processos internos, antecipar problemas e reduzir custos”, aponta Szymonowicz.

Veja também
Workshop da FecomercioSP ensina empreendedor a aplicar Reforma Trabalhista na prática
eSocial simplificado e modernizado entra em vigor em 11 de novembro
Reforma Tributária: FecomercioSP apresenta ao Poder Público oito emendas para alteração do texto da PEC 45

Mais do que fazer um balanço sobre os impostos que a empresa paga, o serviço de compliance, que pode ser contratado junto a um escritório de advocacia ou assessoria tributária, auxilia no monitoramento de todas as alterações das normas tributárias e dos prazos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o sistema tributário brasileiro sofre uma média de 46 alterações fiscais por dia útil.

Além de manter o empresário informado sobre a legislação vigente, o compliance fiscal também é pré-requisito para a conquista de créditos bancários baseados na reputação das empresas, como é o caso da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Apoio ao empreendedor
Você precisa de mais informações relacionadas às áreas tributária, econômica, jurídica, trabalhista ou de gestão empresarial? A FecomercioSP oferece serviços e produtos de apoio ao empreendedor para lidar com todas as questões que impactam a sua gestão. Para acompanhar todas as novidades e participar de webinários, receber e-books e outros materiais, acesse: https://lab.fecomercio.com.br/assinatura/gestao-empresarial/.

Fechar (X)