Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Conselho de Sustentabilidade

FecomercioSP participa da produção do livro “Acordo Ambiental São Paulo – 56 cases de sucesso”

Publicação divulga o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, com depoimento de José Goldemberg, presidente de conselho da Entidade

Ajustar texto: A+A-

FecomercioSP participa da produção do livro “Acordo Ambiental São Paulo – 56 cases de sucesso”

Federação ainda participou da elaboração e atualização da Nota Técnica 01
(Arte: TUTU)

À frente de ações sustentáveis, como a de incentivar empresas paulistas a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) participou da produção do livro Acordo Ambiental São Paulo – 56 cases de sucesso, organizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A publicação apresenta os cases do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, criado em 2008 pelo Conselho de Sustentabilidade, da FecomercioSP. Em seis edições, foram quase 2 mil projetos inscritos na premiação, originados de todos os Estados brasileiros, além de 50 vencedores e mais de cem finalistas reconhecidos. A Entidade, que estimula o desenvolvimento sustentável e acompanha a criação de gerências/departamentos de sustentabilidade nas empresas, obteve destaque no livro, uma vez que o projeto é focado na área de Comunicação, com vistas ao engajamento de partes interessadas e à difusão de boas práticas.

Leia mais sobre gases de efeito estufa
Medidas como descarte de resíduos e tratamento de embalagens estão no Plano de Ação Climática apresentado pela Prefeitura à FecomercioSP
FecomercioSP participa de debate sobre o primeiro ano do Acordo Ambiental São Paulo; acompanhe!
FecomercioSP estimula empresas paulistas à economia de baixo carbono
Empresas se adaptam à economia de baixo carbono para reduzir impactos ambientais de suas atividades

Também faz parte do impresso o seguinte depoimento de José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade: “Aderir ao Acordo Ambiental São Paulo permite à FecomercioSP atuar na promoção de uma economia de baixo carbono no Estado, na medida em que dissemina o acordo para os sindicatos e empresas de seu relacionamento. Assim, incentiva novas adesões, realização de inventários de gases de efeito estufa, reporte das emissões e estabelecimento de metas voluntárias de redução.”

Organização do livro

A publicação foi editada em duas partes: a primeira reúne 56 casos de sucesso de empresas que adotaram ações com o intuito de cumprir as metas ambientais voluntárias para deter o aquecimento global.

A segunda é composta pela Nota Técnica 01 – Quantificação e Relato de Emissões de Gases de Efeito Estufa, publicada em formato digital em abril de 2021, que foi atualizada para o livro.

A nota tem abordagem e apresentação de referências e metodologias para estimar e reportar as emissões de gases de efeito estufa, conforme destaca Cristiane Lima Cortez, uma das autoras da nota técnica e assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade.

“Explicamos como as empresas podem calcular as emissões de gases de efeito estufa, com exemplos para empresas de pequeno porte. Assim, elas poderão estimar sua pegada de carbono, e, caso desejem, aderir ao Acordo Ambiental São Paulo, buscar metas de redução e aplicar ações de mitigação na rotina”, diz Cristiane.

A obra foi lançada na cidade de Glasgow, na Escócia, em 1º de novembro do ano passado, em evento paralelo à Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climática (COP 26); e na cidade de São Paulo, no dia 6 de abril deste ano.

O livro, disponível gratuitamente no site da Cetesb, pode ser acessado aqui.

Fechar (X)