Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

“Antígona” narra diversas tragédias gregas em uma peça

“Sófocles foi do mito para o teatro. Nós vamos do teatro para o mito”, diz diretor

Ajustar texto A+A-

“Antígona” narra diversas tragédias gregas em uma peça

Protagonizada por Andréa Beltrão, peça "Antígona" conta com a direção de Amir Haddad
(ARTE/TUTU)

Por Eduardo Vasconcelos

Dirigida por Amir Haddad e encenada por Andréa Beltrão, a montagem de Antígona, em cartaz no Teatro Raul Cortez, foi reconstruída para o público brasileiro. Originalmente escrita há mais de 2 mil anos por Sófocles, diretor e atriz preservaram o texto do dramaturgo grego, mas inseriram narrativas que não fazem parte da obra, uma vez que a tragédia narra apenas os eventos finais do chamado “ciclo tebano” – conjunto de mitos que envolvem a cidade de Tebas.

Desse modo, a peça perpassa por diversas histórias – a fundação de Tebas por Cadmo, o nascimento do deus Dionísio, a ascensão de Édipo ao trono e sua morte em Colono e a guerra entre seus descendentes –, culminando com o consequente ato em que Antígona desobedece a ordem real ao prestar honras fúnebres ao irmão e, por isso, é condenada à morte.

Veja também
Andréa Beltrão vive sua história favorita em recriação de “Antígona”
Andréa Beltrão protagoniza “Antígona” em curta temporada no Teatro Raul Cortez

“Partimos do princípio de que a plateia grega quando ia assistir a uma peça como Antígona sabia tudo sobre o assunto, todos os mitos que a envolviam. Mas não é assim em nosso País”, diz Haddad.

No processo de produção da peça, foi decidido seguir um caminho diferente da obra original, para evitar que a história de Antígona ficasse afastada dos demais mitos, de acordo com o diretor.

“O que dificulta muito quando vamos ver uma tragédia grega é quando escutamos nomes e nomes, histórias e referências e não sabemos nada, a peça fica isolada. Resta ali a qualidade literária e o valor artístico, mas não situa, não entremeia”, afirma.

Com isso em mente, a montagem também se apropria de outras três tragédias gregas na condução de sua narrativa: As Bacantes, de Eurípedes; e Édipo Rei e Édipo em Colono, ambas de Sófocles.

“Sófocles foi do mito para o teatro, nós vamos do teatro para o mito”, diz Haddad.

Em curta temporada, Antígona fica em cartaz no Teatro Raul Cortez até 5 de novembro. As apresentações ocorrem às sextas-feiras e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 17h. Os ingressos custam R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo site Compre Ingressos.

Fechar (X)