Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Aprenda a contratar os serviços de uma empresa terceirizada de forma segura; ouça

Eduardo Pastore, assessor técnico da FecomercioSP, fala da importância de as empresas contratantes observarem a forma como a terceirização é feita para evitar problemas legais

Ajustar texto A+A-

Aprenda a contratar os serviços de uma empresa terceirizada de forma segura; ouça

“Não se discute mais o que se terceiriza, mas como", analisa
(Arte: TUTU)

As empresas contratantes devem estar sempre de olho na forma como a terceirização é feita, pois elas é que vão arcar com os possíveis erros da empresa intermediária. Esse tema é explicado de forma simples e detalhada por Eduardo Pastore, assessor técnico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), no podcast da Entidade, publicado nesta quarta-feira (26).

Na gravação, ele afirma que essa legislação é considerada moderna e tem o aval do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a constitucionalidade da Lei das Terceirizações (Lei 13.429/2017), inclusive para as principais atividades da empresa, chamadas de “atividades-fim”. Ele destaca, entretanto, que a principal cautela dos empresários em terceirizar com segurança jurídica está em entender que o trabalho terceirizado está na natureza jurídica de trabalho coordenado, e não subordinado.

Saiba mais sobre relações de trabalho:
CCT do interior: empresas têm até 31 de agosto para acertar o reajuste dos funcionários
Perda de validade da medida provisória que altera regras trabalhistas tem consequências para os empresários
Tire suas dúvidas sobre como adotar o home office permanentemente após a pandemia

“Não se discute mais o que se terceiriza, mas como. Então é preciso observar o artigo terceiro da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, se a empresa terceiriza, porém trata esses trabalhadores terceirizados como empregado, subordinando, dando ordem direta, isso caracteriza vínculo de emprego”, explica Pastore.

Ouça o podcast:

O conteúdo também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

 
Fechar (X)